Encontro da Rede de Feiras Agroecológicas e solidárias será realizado em Quixeramobim

Evento será dedicado a refletir sobre sistemas alimentares saudáveis e justos no Ceará
Por: Rose Serafim
Nos dias 23 e 24 de outubro, Quixeramobim receberá caravanas de agricultoras e agricultores de diversos lugares do Ceará para o grande Encontro da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará. São esperadas 110 pessoas para o evento que vai discutir sistemas alimentares saudáveis e justos.
O evento reforça a campanha do Dia Mundial da Alimentação (16/10), segundo o coordenador do projeto Comida de Verdade, Ademir Ligório.
“O mês de outubro, é o mês que marca o Dia Mundial da Alimentação , que inspira anualmente uma campanha global da ONU de conscientização sobre a fome e a pobreza no mundo. O Encontro foi pensado esse mês para reforçar a importância da alimentação saudável a partir de sistemas alimentares saudáveis e justos”, indica o coordenador.
O encontro é também a culminância do projeto Comida de Verdade – Feiras Agroecológicas e Solidárias, realizado nos últimos dois anos pelo CETRA e Rede de Férias em parceria com a Aliança Pela Inclusão Produtiva (AIPÊ). Dentro da iniciativa, as agricultoras e agricultores feirantes participaram de intercâmbios, formações sobre rotulagem, precificação e diversos outros espaços de fortalecimento.
Com o evento, o CETRA reforça o papel de animar e apoiar a Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará, proporcionando debates sobre a produção sustentável e comercialização dentro dos moldes da economia solidária.
A atividade tem apoio ainda da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER e Redes Territoriais de Agroecologia. Além de contar com parcerias de grande importância, como o Fórum Cearense pela a Vida no Semiárido, o Instituto Antônio Conselheiro (IAC), a COOPERASC e a Casa de Antônio Conselheiro.
O Encontro da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará – Por um sistema alimentar saudável e justo será realizado no hotel Veredas do Sertão, em Quixeramobim, a partir das 8h da quinta-feira (23/10). A atividade é reservada aos integrantes da Rede de Feiras e convidadas/os.


