Seminário promovido por ANA debate sobre PNAE e hábitos alimentares de crianças e seus familiares nos dias 11 e 12 de abril, em Viçosa – MG

Compartilhar

A coordenadora executiva do CETRA, Neila Santos, participou do Seminário “O Programa Nacional de Alimentação Escolar: Olhares a partir da Agricultura Familiar e Agroecologia no Brasil”, representando a Rede Ater Nordeste de Agroecologia, nos dias 11 e 12 de abril. O evento ocorreu na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa-MG, e teve como objetivo discutir as mudanças positivas nos hábitos alimentares de crianças e seus familiares a partir da inserção de alimentos locais na merenda escolar.

O Seminário foi promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e contou com a presença de representantes de cidades de todas as regiões do Brasil. Durante o evento, foram apresentados os resultados da pesquisa-ação “Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade: Agroecologia e Alimentação Escolar” e debatida a conjuntura atual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

No primeiro dia de evento, foram discutidos ainda os desafios para superar os entraves relativos ao tema, a fim de gerar estratégias para superá-los. Já no segundo dia, houve visitas a quatro experiências agroecológicas, incluindo a COOPAF, uma cooperativa de agricultores familiares que fornece diversos produtos para a alimentação escolar em diversos municípios de Minas Gerais.

O PNAE é uma das mais importantes políticas públicas de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) no mundo, sendo responsável pela oferta de alimentação escolar a todas/os estudantes da educação básica na rede pública de ensino. O Seminário buscou analisar a conjuntura atual do programa e gerar estratégias para superar os desafios encontrados.

O evento foi encerrado com uma apresentação cultural no quintal solidário da UFV, com feira e música ao vivo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *