Representantes de cinco países e de projetos apoiados pelo FIDA no Brasil visitarão comunidades rurais da Paraíba e Pernambuco

Compartilhar

Experiências agroecológicas praticadas por jovens brasileiros servirão de exemplo em evento que percorrerá os dois estados em cinco dias

 

Os estados de Pernambuco e Paraíba sediarão, entre os dias 22 e 26 de julho, o terceiro encontro dos Intercâmbios de saberes nos semiáridos da América Latina, que nesta etapa abordará o tema “Juventude e Agroecologia”, reunindo cerca de 100 pessoas entre jovens, mulheres, agricultores e técnicos de projetos que trabalham com desenvolvimento rural no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Nicarágua, e El Salvador, muitas delas que recebem o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

 

Do Brasil, os projetos apoiados pelo FIDA nos estados da Paraíba (Procase), Piauí (Viva o Semiárido), Sergipe (Dom Távora), Bahia (Pró Semiárido) e Ceará (Paulo Freire) enviarão representantes para os cinco dias de evento. Também farão parte representantes do projeto Dom Helder Câmara, que atua em vários estados brasileiros, fruto de uma parceria entre o FIDA e o Governo Federal.

 

Em formato de caravana, o evento iniciará no município de Caruaru (PE), seguindo para Campina Grande (PB), com visitas a comunidades rurais que se destacam na produção agroecológica, organização comunitária e acesso à água entre jovens. “Visitaremos experiências e conheceremos trajetórias consolidadas em práticas de agroecologia envolvendo a juventude”, frisou a gerente de Cooperação Sul-Sul, do programa Semear Internacional, Ruth Pucheta.

 

A intenção das visitas é fazer com que as experiências que serão visitadas possam servir de exemplo tanto dentro como fora do Brasil. Em cada visita, cada prática identificada será conferida em detalhes pelos participantes, eliminando dúvidas e gerando informações que possam ser replicadas em suas regiões.

 

Esta é a terceira etapa dos intercâmbios que foram iniciados em novembro de 2018, com uma primeira edição realizada na província de Salta na Argentina, onde foram visitadas iniciativas que se destacam na área do mapeamento participativo e acesso à água. Na segunda etapa, técnicos e beneficiários receberam uma capacitação intensiva em técnicas de mapeamento participativo, com aplicação prática na comunidade quilombola do Batoque, no município de Sobral, no Ceará.

 

 

O Intercâmbio é uma realização do FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Plataforma Semiáridos da América Latina, Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), PATAC e ASPTA, em parceria com a FUNDAPAZ, International Land Coalition, Terre dos Hommes e Serviço Mundial de Igrejas (CWS).

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *