Parceria entre CETRA e EFA Chico Antônio Bié promove disciplina sobre Produção Vegetal

Compartilhar

 

Texto: Francisco Barbosa

Fotos: Equipe Técnica do CETRA

 

Estudantes da Escola Família Agrícola de Ibiapaba – EFA Chico Antônio Bié participam, desde março de 2018, da disciplina de Produção Vegetal, facilitada pelo engenheiro agrônomo e coordenador de projetos do CETRA, Luís Eduardo Sobral. De lá pra cá, as/os alunas/os já realizaram pesquisas nas comunidades sobre espécies, manejo e receitas a partir das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), e participaram de aulas com diversos temas como: sucessão natural de espécies, estratos no sistema agroflorestal, fotossíntese, sistemática vegetal e fitormônios.

 

Logo no começo do ano, as/os alunas/os construíram uma linha do tempo da disciplina relembrando os aspectos importantes na formação como intercâmbios, aulas de campo, práticas e pesquisas. No mês de setembro, houve debates sobre assimilação de nutrientes e sobre fixação biológica de nitrogênio. Já as atividades práticas tiveram foco na inoculação e cultivo de bactérias benéficas para a agricultura. Essas atividades são realizadas com técnicas simples, com materiais que já possuem nas comunidades e são de fácil replicação com as famílias agricultoras. Segundo Luís Eduardo, o próximo tema a ser trabalhado será sobre “Manejo Sustentável de Ecossistemas”, visando o manejo da vegetação considerando as espécies nativas e suas funcionalidades para a produção de roçado agroecológico.

 

Luís Eduardo enfatiza a importância da agroecologia para a percepção de uma agricultura sustentável, autônoma e que valorize a cultura e os saberes dos povos. “Essas ações contribuem para uma reflexão sobre a realidade das comunidades, no intuito de encontrar meios para fortalecer a autonomia das famílias a partir do trabalho dos educandos”, diz.

 

A Escola Família Agrícola de Ibiapaba tem sua rotina bem diferente das escolas tradicionais. Suas atividades são realizadas dentro da pedagogia da alternância, ou seja, as/os estudantes passam quinze dias na escola e quinze dias com a família. Cada um desses períodos recebe o nome de “sessão”. Quando estão em casa, colocam em prática o que aprenderam durante as aulas.

 

A disciplina de Produção Vegetal é uma parceria entre o CETRA e a Escola Família Agrícola da Ibiapaba – EFA Chico Antônio Bié.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *