Intercâmbio Itapajé MDS
Por Priscila Holanda / Técnica CETRA
Nos dias 11 e 12 de dezembro aconteceu o intercambio intermunicipal com famílias agricultoras beneficiarias das tecnologias sociais Barreiro, Cisterna Calçadão, Cisterna de Enxurrada, através do projeto P1+2 MDS do município de Itapajé.
Realizamos o primeiro dia de atividade na sede do Sindicato dos Trabalhadores no município de Itapajé, iniciamos com o café da manhã coletivo, em um momento que as famílias aproveitaram para reencontrar seus amigos e relembrar dos encontros que antes já haviam participado.
Iniciamos o encontro com uma breve apresentação dos participantes destacando sua comunidade e tecnologia em que foram beneficiados, em seguida construímos um acordo de convivência, para assim aproveitarmos melhor o tempo no decorrer destes dois dias.
E assim ainda no primeiro dia foi destacado e relembrado pelas as famílias um pouco sobre o curso de GAPA e curso de SISMA e o que haviam visto de interessante que poderiam incluir nas atividades do seu cotidiano. Realizamos trabalho em grupo; cada grupo conversou sobre a importância das tecnologias sócias, os que planejam após as mesmas construídas, e quais dificuldades precisam superar para finalizar a construção. O debate se estendeu até o fim do dia.
No segundo dia nos deslocamos para Monte Carmelo município de Tejuçuoca, onde fomos conhecer a experiência de Seu Antônio, agricultor beneficiário de cisterna de Enxurrada. Com a água da cisterna a família do agricultor, mantém água para seus animais, cultiva palma forrageira, sorgo, pimentão, cheiro verde, pepino e diversas outras plantas. As famílias ficaram encantadas com a experiência visitada.
Na ocasião ouve troca de conhecimento perguntas, e troca de ideias, Conceição beneficiaria de uma tecnologia social mostrou pra gente que palma forrageira também pode ser um alimento para o ser humano, assim nos ensinou como fazer uma gostosa salada de palma, depois de pronta todos provaram e aprovaram.