Caravana das Juventudes do Nordeste – parte III: A experiência dos jovens artesãos

Compartilhar

 

Texto e fotos: Thiberio Azevedo

Na quinta-feira (27), um dos grupos de jovens seguiu a Rota que leva o nome de Karamirele Belém, jovem estudante universitária de história, que vive no assentamento Nova Esperança II, município de Granito, em Pernambuco. Ela levou o grupo, formado por jovens de diversos estados do nordeste, a conhecer o trabalho que ela realiza com outros jovens de artesanato em couro.

O Grupo Jovens Artesãos de Granito, é atendido pelo programa Juventude Arte e Cultura, da ONG Caatinga, e hoje conta com 12 pessoas que se dividem entre a o trabalho com o couro e a venda de produtos, em feiras e eventos. O trabalho com o couro surgiu a partir de conversas entre o grupo e a ONG que trataram sobre os elementos culturais da região, destacando assim o trabalho dos vaqueiros.

Caravana juventudes OuricuriPE Granito2014 3

Karamirele explica que o grupo passou por oficinas de desing, corte e costura, diagramação, atendimento ao cliente, entre outras, para que se capacitassem em todos os níveis desde a compra de matéria-prima à venda. Infelizmente muitos jovens que começaram as oficinas desistiram, e o grupo que hoje toca o projeto é a segunda geração deste, que auxilia os jovens da comunidade além de mais três grupos que trabalham com biojoias, artesanato em madeira, e com a fibra da bananeira.

Após realizarem um trabalho de conscientização junto à população de Granito, na Feira Agroecologica da Cidade, entregando panfletos que incentivam o uso de práticas agroecológicas, o grupo de artesãos recebeu os visitantes em sua sede, localizada no centro da cidade, atrás da igreja matriz, e cedida e pela prefeitura.

Karamirele explica a importância desses diversos intercâmbios que estão acontecendo na Caravana, “a gente percebe que a nossa realidade não é individual, pois muitos vivem a mesma realidade que a gente de luta e de difuldade”.

Além dessa Rota os grupos dividiram-se em outras quatro e conheceram as mais diversas experiências em agroecologia e resistência pela vida no semiárido.

Caravana juventudes OuricuriPE Granito2014 2

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *