
Nova identidade institucional – O CETRA torna-se uma entidade de desenvolvimento solidário, com base na formação, organização sócio-produtiva, educação política e capacitação técnica junto aos trabalhadores e às trabalhadoras, além de dar continuidade à assessoria jurídica.

Desde os anos 80, o CETRA atuava em diversas regiões do Ceará e, a partir de 1995, foi redefinindo sua área de atuação de assessoria em assentamentos na região de Itapipoca.

Fortalecimento do trabalho com mulheres trabalhadoras rurais, através do Programa Mulher & Cidadania, discutindo saúde, geração de renda, gênero, políticas públicas e direitos das mulheres.

Atividades de formação política com jovens rurais, realizando discussões em torno da geração de renda, educação, saúde e organização comunitária.

Ampliação da equipe técnica interdisciplinar nas áreas social e agronômica, numa nova concepção de assessoria técnica voltada para a agroecologia, através do Projeto Lumiar.

Campanha “Nenhuma Mulher Trabalhadora Rural Sem Documentos”.

Programas de Renda e Capacitação para o desenvolvimento rural realizado em todo o Nordeste, em parceria com outras ONGs e financiados pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Fundação da primeira Cooperativa de Crédito Rural no Estado do Ceará – COCREDI.

Traçando novos caminhos em busca de sua sustentabilidade e na construção do desenvolvimento rural sustentável e solidário, inicia uma nova estratégia de atuação institucional através dos eixos terra, água e agroecologia, socioeconomia solidária, educação ambiental e gênero e cidadania.