CETRA participa de Plenária anual da ANA, em Florianópolis–SC
De 2 a 5 de julho, o CETRA participou da Plenária Anual da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). O evento foi realizado em Florianópolis (SC) e contou com a participação de representantes de diversas redes, organizações sociais e movimentos populares do país.
Pelo Ceará, estiveram presentes: Neila Santos, da coordenação executiva do CETRA, representando a Rede ATER NE de Agroecologia; Neuzilane Oliveira, da Articulação Cearense de Agroecologia – ARCA Agroecológica; Sarah Luiza, pelo GT de mulheres da ANA; e Mateus Tremembé e Rildelene Kanindé, membros do GT de Agroecologia indígena da ANA.
Além de discussões e construções coletivas sobre a agroecologia no Brasil, as conversas reforçaram a necessidade de fortalecimento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO), e do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (PRONARA).
Dentre os objetivos da Plenária, estavam:
- Refletir sobre a conjuntura, levando em conta os limites e oportunidades para o avanço da agroecologia;
- Discutir a agenda climática, as estratégias em curso e a preparação do campo agroecológico para participação nas COP 29 e 30;
- Apresentar e debater a iniciativa de mobilização Agroecologia nas Eleições 2024;
- Abrir conversas sobre a realização do próximo Encontro Nacional de Agroecologia (ENA).
A programação incluiu análises das conjunturas regionais, ocupação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), apresentações de Grupos de Trabalho, e visitas a experiências em Florianópolis.
Durante o evento, foram anunciados para o ano de 2026 a realização do V Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) e o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia.