CETRA realiza capacitação de Gestão de Água para Produção de Alimentos em Trairi
De 20 a 22 de março, o CETRA realizou uma oficina de capacitação de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), por meio do projeto P1+2, em parceria com a ASA, na comunidade de Batalha, em Trairi.
O evento contou com a participação de 30 beneficiários e beneficiárias de famílias da localidade de Batalha e redondezas. O objetivo da oficina é discutir com as famílias a convivência com o semiárido, cidadania, segurança alimentar e nutricional, agroecologia, manejo da água e da tecnologia, assim como proporcionar mais conhecimento sobre o projeto P1+2.
Selma Rodrigues, coordenadora do CETRA do Programa das Águas, conta que, durante o processo de um projeto, ocorrem vivências que se estendem para além do que está programado, como a partilha do trabalho coletivo, por exemplo.
“É de suma importância que a comunidade compreenda que, quando todos se ajudam, tudo caminha mais rápido, e os frutos de um projeto beneficiam a todos, mesmo que seja um processo individual”, expõe.
Além de discussões sobre o agroecossistema com as famílias, utilizando ferramentas do método Lume, a capacitação também organizou grupos de trabalho em forma de mutirão para acompanhamento e participação no processo de construção das tecnologias que o projeto propõe.
Eligeice Viana é agricultora e uma das beneficiárias do projeto, conta um pouco da sua vivência durante a oficina e como sua vida está mudando devido a assistência recebida.
“Aqui na oficina a gente troca nossas experiências e aprende muito. Eu já tenho minhas plantações, mas é muito importante saber cuidar direito delas e, principalmente, não usar agrotóxicos”, esclarece.