CETRA reúne equipe, agricultoras/es e associados/as para avaliação e planejamento de ações
Oficina de Avaliação Institucional e Planejamento Operacional 2025 reuniu equipes de todos os três territórios de atuação por quatros dias em Fortaleza

Na última semana, de 4 a 8 de fevereiro, o CETRA reuniu todos/as os/as técnicos e coordenadores dos três territórios de atuação (Litoral Oeste/Vale do Curu, Sobral, Sertão Central) e Fortaleza para avaliar o trabalho da instituição e planejar as ações de 2025.
A Oficina de Avaliação Institucional e Planejamento Operacional CETRA 2025 foi realizada na sede de Fortaleza. Além da equipe, participaram também agricultoras e agricultores que integram ações da entidade além das/os associadas/os.
A coordenadora executiva do CETRA, Neila Santos explica que o momento é dedicado à avaliação das ações e resultados alcançados, mas também a observar como as atividades e projetos realizados pela instituição são vistos pelas/os beneficárias/os.
“É um momento também de muita troca, de conhecer o que cada técnico e cada projeto está realizando nos três territórios de atuação do CETRA e também observar como os agricultores e as agricultoras, mas também os associados e associadas do CETRA, percebem as nossas ações sendo realizadas nos territórios”, ressalta.
A Oficina foi conduzida pelo Consultor Corcione Domênico, que tem longo histórico de parceria com o CETRA na realização dessa atividade. A agenda foi organizada da seguinte forma:
- Primeiro dia com a chegança, avaliação do contexto político mundial, da América Latina do Brasil e Ceará, com participação da ativista pelos Direitos Humanos Bruna Raquel e do deputado estadual Renato Roseno (Psol);
- Segundo dia de avaliação dos avanços e fragilidades de cada política/setor e dos projetos, de acordo com os indicadores do Marco Estratégico Institucional (MEI 2023-2027);
- Terceiro dia com direcionamentos para novos avanços e superação de desafios observados no trabalho do CETRA;
- Quarto dia de apresentação dessas estratégias em plenária, além de avaliação da própria oficina.
A Ketley Martins, uma das mais novas colaboradoras participou da oficina pela primeira vez e destaca a importância do momento para entender a dinâmica do CETRA.
“A gente vai conseguir atingir as metas que propomos no nosso marco estratégico institucional, que no caso é o MEI, que a gente tem como objetivo atingir essas metas até 2027”, aponta a auxiliar administrativa.
“Está saindo o novo plano Operacional que será certamente implementado com toda a garra como o CETRA costuma fazer”, indicou Corcione Domenico, consultor responsável pela organização e mediação da oficina.