X ENCONASA: revivendo o encontro de convívio com o semiárido brasileiro

Compartilhar

O X Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (ENCONASA) aconteceu nas cidades de Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE) entre os dias 18 a 22 de novembro. Pela primeira vez sediado por dois territórios, o evento teve como tema “Semiárido Vivo: por justiça socioambiental e democracia participativa”, além de celebrar os 25 anos de atuação da ASA.

No evento, aconteceram plenárias, oficinas, painéis, feiras, intercâmbios de experiências e momentos culturais. O encontro foi de muita troca de experiências entre agricultores/as dos nove estados do Nordeste e de Minas Gerais. O momento contou com o lançamento de dois programas: Saneamento rural no Semiárido e Um Milhão de Tetos Solares.

“Muito importante a participação das organizações através dos seus profissionais para fazer esse ENCONASA mais diverso, um ENCONASA em que todos e todas possam participar colaborando”, pontuou a coordenadora de projeto do CETRA, Andrea Sousa.  

O Ceará marcou presença com uma caravana de 90 pessoas de grande parte dos territórios das microrregiões que compõem o Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido. Segundo a coordenadora suplente do Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido (FCPVS), “o encontro nos fortaleceu e nos impulsionou a continuar na luta porque estamos no caminho certo. Mas, com a certeza de que temos muitos desafios pela frente. A luta continua até que nenhum direito seja negado para os povos do Semiárido”.

A participação de agricultores e agricultoras movimentaram o evento, no qual também foi um encontro de celebração. “Participar do X ENCONASA para mim foi motivo de muita alegria pois a gente celebrou junto os 25 anos da ASA e podemos aprofundar nosso conhecimento sobre o nosso território. Foi motivo de celebração e reivindicações pois também temos nossas dores. O povo do semiárido tem a sua diversidade e a sua particularidade”, comenta a coordenadora da rede de agricultores/as do litoral oeste e vale do curu, Rojane Santos.

Na plenária de comunicação, também aconteceu o lançamento do piloto do áudio-boletim que está sendo desenvolvido no CETRA das experiências que estão sendo registradas nos Candeeiros da ASA. “Apresentar esse áudio-boletim foi necessário para que todos/as compreendessem o quão necessário é reinventar a comunicação, deixá-la acessível para agricultores e agricultoras de todo o semiárido e evoluir com formatos de comunicação”, comentou o jornalista e comunicador popular do CETRA, Leonardo Reis.

O CETRA levou a experiência da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará para o Terreiro de Inovações, um espaço de troca de experiências entre agricultores e agricultoras sobre  tecnologias de convivência com o semiárido e atividades em rede. 

Confira o programa do quarto dia da TV ENCONASA, onde a Maria de Fátima, Fáfá, coordenadora da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará, fala sobre a experiência da Rede.

O próximo ENCONASA já está marcado e com um estado definido. Em 2027 na Paraíba teremos mais um encontro com o semiárido brasileiro.

Confira o post no Instagram!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *