No Dia Mundial da Alimentação, CETRA lança campanha “Comida de Verdade” nas feiras de Itapipoca e Quixeramobim

Compartilhar

A campanha valoriza a produção agroecológica da agricultura familiar cearense

No dia 16 de outubro, o CETRA fez o lançamento da campanha “Comida de Verdade no Campo e na Cidade” nas feiras agroecológicas e solidárias de Quixeramobim, no Sertão Central, e na de Itapipoca, no Vale do Curu.

O evento aconteceu no Dia Mundial da Alimentação, data criada pela ONU e que tem como tema deste ano o “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”.

A campanha é uma iniciativa do CETRA com a Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará, e da Aliança Pela Inclusão Produtiva (AIPÊ). A ideia é valorizar a cultura e saberes das agricultoras e agricultores agroecológicos.

“É uma campanha visando valorizar os produtos da agricultura familiar agroecológica, referente a todo o conhecimento, cultura e saberes que esse feirantes e agricultores/as possuem tanto sobre a forma de produzir os alimentos, quanto de comercializar e consumir. É fazer uma valorização da nossa identidade”, explica Luis Eduardo, agrônomo e coordenador do CETRA.

Na data, foi possível comemorar o lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). O Plano inclui um programa orientador para a redução do uso de agrotóxicos no Brasil, o Pronara.

Além disso, também foi anunciado conjuntamente o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planab). Os documentos têm objetivos em comum, com o foco no abastecimento orientado pela agroecologia que é uma política focada na democratização da alimentação saudável.

Neila Santos, da coordenação executiva do CETRA, indica que a campanha se relaciona com os planos lançados.

“O Planab tem como um dos seus objetivos a promoção do acesso regular e permanente da população brasileira a alimentos em quantidades suficientes, com qualidade e diversidade, que priorize alimentos in natura e minimamente processados, respeitando as dimensões culturais, sociais e ambientais”, explica Neila.

Também faz parte do plano, a proposta de promover o abastecimento descentralizado, com a valorização das iniciativas das agricultoras e dos agricultores, e que potencializem a oferta de alimentos de qualidade e saudáveis. E isso tem tudo a ver com a atuação da Rede de Feiras, aponta a coordenadora.

“Esse plano tem como principio também a promoção de circuitos curtos. Então, as feiras agroecológicas e solidárias são parte concreta desse plano de abastecimento alimentar que foi lançado”, completa Neila.

A campanha “Comida de Verdade no Campo e na Cidade” vai continuar com ações pelo Ceará em todas as feiras da Rede.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *