Agricultoras e agricultores do P1+2 conhecem as Pancs
Intercâmbio Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2)
Na última semana de setembro, vinte e um/a agricultoras e agricultores de comunidades de Itapipoca, beneficiárias/os do P1+2, participaram de dois dias (26 e 27 de setembro) de intercâmbio do projeto.
As trabalhadoras e os trabalhadores rurais conheceram experiências de sistemas de agrofloresta (SAF) na Lagoa do Juá/Itapipoca e em Serrotinho/Tururu.
Na primeira parada, em Lagoa do Juá, elas/es conheceram o quintal produtivo e SAF da família do seu João Carlos. Lá, a conversa foi focada em projetos produtivos, alimentação e manejo sustentável de animais.
“Foram apresentadas sugestões de formulações alternativas e balanceadas de alimentação que visam atender as necessidades nutricionais dos animais, até mesmo em períodos de estiagem, e que ainda possam proporcionar uma redução de custos.”, destaca Socorro Ferreira, Coordenadora do P1+2 no CETRA.
No segundo e último dia, foi visitado o Espaço Matuto de Vivências Permaculturais Os Doidim dos Mato. O lugar, que abriga a família de Odevandro e Cleomar, é um laboratório aberto de bioconstruções, tecnologias sociais e experimentações em permacultura e agroecologia.
Lá, o grupo foi contemplado com um almoço baseado em Panc’s – Plantas Alimentícias Não-Convencionais. A refeição foi elaborada a partir de espécies normalmente vistas como “mato”, mas que possuem valor nutricional e são aptas a serem consumidas pelos seres humanos.
O CETRA é uma entidade executora do P1+2, projeto nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).