Por que as eleições municipais são importantes?
CETRA participa das campanhas da ASA e da ANA, iniciativas que buscam chamar a atenção para projetos políticos que fortaleçam as populações do Semiárido e a agroecologia
Nos dias 6 e 27 de outubro serão realizados o primeiro e o segundo turno das eleições municipais de 2024. Os eleitores vão escolher prefeitos e vereadores dos municípios, figuras políticas que têm relação direta com a qualidade de vida nas nossas cidades.
Essas lideranças políticas são as mais próximas da população, e atuam diretamente nos bairros, comunidades e municípios.
As políticas públicas de saúde, educação, moradia, reforma agrária, segurança alimentar e nutricional, mesmo que sejam propostas pelos governos estaduais e federal, passam pela gestão municipal.
O presente e o futuro da agroecologia também estão ligados a essas decisões. Por isso, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lançou uma campanha sobre agroecologia nas eleições.
O movimento inclui uma carta política com 51 propostas a serem assumidas pelos futuros gestores. O documento é dividido em 6 eixos, dentre eles: apoio à produção das mulheres e organização e enfrentamento à violência contra as mulheres; assistência técnica e extensão rural; sementes, biodiversidade, águas e meio ambiente; e comercialização.
Confira a carta completa aqui:
Da mesma forma, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) lançou a campanha “Não troque seu voto”. O objetivo é refletir sobre a importância da democracia e de eleger pessoas comprometidas com políticas de convivência com o semiárido.
Confira o vídeo de lançamento da campanha aqui:
Ao longo dessa campanha, o CETRA chama a atenção para as iniciativas de conscientização desse momento decisivo. A coordenadora de captação de recursos, Suyane Fernandes, destaca a importância do voto.
“O voto deve representar a coerência social, econômica e política de quem vota. E, mesmo não sendo obrigatória, para maiores de 70 e menores de 18 anos, a participação nas urnas simboliza o exercício da cidadania para todos e todas”, ressalta Suyane.
Neila Santos, da coordenação executiva do CETRA, aponta que é um ótimo momento para provocar a sociedade civil a defender e fortalecer a democracia e a exigir que os representantes trabalhem para garantir condições de vida digna e justa a toda população.
“As iniciativas tanto da ASA quanto da ANA nos ajudam a refletir se as pessoas que pretendem assumir cargos de prefeitos/as e vereadores/as têm compromisso e propostas que de fato atendam demandas e necessidades reais do povo“, diz Neila.
Acompanhe nossas redes sociais e participe das ações! Juntos, podemos fortalecer a democracia e promover a agroecologia nos municípios.