CETRA realiza Planejamento Operacional e debate vertentes desafiadoras para 2024
Para o Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora – CETRA, o ano já começou a todo vapor. Durante a última semana de fevereiro, foi realizado um encontro com os colaboradores da instituição na sede, em Fortaleza, para discutir, projetar e alinhar as metas do Planejamento Operacional de 2024.
O primeiro momento do evento foi dedicado para consolidar as linhas estratégicas e as políticas institucionais. Já em um segundo momento, foi trabalhado a consolidação das ações específicas dos projetos, gerando um quadro geral. E, para finalizar, foram trabalhadas as rotinas institucionais de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMAS), e construção de uma agenda unificada.
Neila Santos, economista doméstica e coordenadora executiva do CETRA, abriu as conversações fazendo uma síntese do Marco Estratégico Institucional (MEI), documento elaborado coletivamente com colaboração de Domingos Corcione, consultor em desenvolvimento social e institucional.
“O encontro foi maravilhoso. Ele nos proporcionou olhar para o MEI e realizar um planejamento para o ano de 2024, de modo a perceber os projetos permeados dentro do MEI, confirmando as referências políticas e metodológicas que nos direcionam. Também refletimos sobre os elementos essenciais para o aprimoramento das rotinas da equipe. Além disso, possibilitou uma maior interação entre as equipes dos territórios de atuação institucional, favorecendo a visão sistêmica sobre a ação dos diversos projetos desenvolvidos pelo CETRA. Exercitamos o monitoramento dos indicadores e estruturamos uma agenda unificada que contribuirá também para o monitoramento das ações no decorrer do ano pela coordenação ampliada”, explica.
Para Domingos Corcione, a oficina se debruçou tanto nos aspectos relacionados às ações conjuntas, recuperando grandes eixos das linhas do MEI, quanto na área da gestão com as quatro políticas do CETRA, avançando também para as questões relacionadas diretamente com as especificidades dos vários projetos.
“Nesse sentido, se avançou mais ainda, pois se refletiu sobre os parâmetros de uma boa gestão de projetos, que foram construídos e aprofundados de maneira que, durante este ano, cada equipe de projeto irá se preocupar muito mais em aprimorar a sua gestão. Todos estão de parabéns pelas suas propostas e projetos. E ainda pudemos ter um momento de acolhida muito mais concreto com os nossos novos comunicadores que estavam recém-chegados, isso proporcionou a eles uma vivência na prática, possibilitando assim, uma maior compreensão do CETRA como um todo”, expõe o consultor.
O Planejamento Operacional é um momento ímpar que contribui diretamente para o crescimento e evolução do CETRA. Durante os dias do evento, foram levados para o debate, partes essenciais do projeto, que são: a executiva, a coordenação territorial e a equipe de campo. São três bases fundamentais que, debatendo juntas, possibilitam um excelente nivelamento do contexto geral.
O coordenador de projetos, Ademir Ligório, reforça que, independente do projeto, é necessário compreender que esses momentos são importantes para a consolidação dos objetivos do CETRA como um todo.
“A metodologia utilizada durante os dias de planejamento, nos permitiu o aprofundamento em alguns assuntos, nos trouxe elementos novos como o monitoramento de indicadores, que nos possibilita acompanhar as atividades não apenas por metas, mas também pelos indicadores de resultados. Outro ponto muito importante é a construção da agenda consolidada, com isso, a gente consegue olhar para o CETRA como um todo e ver o quanto precisamos nos dedicar neste ano para darmos conta do que nos propomos a partir dos projetos que estão em execução”, conclui.
Leonardo Reis, um dos novos comunicadores do CETRA, fala sobre sua experiência de participar de um evento tão complexo e denso, mas ao mesmo tempo extremamente importante para a compreensão do contexto geral da instituição.
“Fiquei encantado com cada propósito dos projetos e com a estrutura política do CETRA, além de me identificar com as ações e objetivos da instituição em relação aos projetos. Fiquei muito feliz de fazer parte desse momento inicial de planejamento e, como comunicador, fiquei empolgado para desenvolver as atividades durante o ano”, reforça.
E, para encerrar com chave de ouro toda a semana de planejamento, não poderia deixar de ter um momento de lazer e descontração em comemoração aos excelentes resultados obtidos. Em meio a uma degustação de comidas e bebidas regionais, o grupo CETRA brindou aos avanços conquistados no evento e às boas expectativas para o ano que segue.