Frutos de pesquisa-ação focam no fortalecimento da saúde indígena no sertão cearense

Compartilhar

 Cacique Toinha Tabajara, da comunidade Rajado, TI da Serra das Matas. Foto Iago Barreto.

Produzir conhecimento em comunhão com a luta indígena pela garantia do direito à saúde. Esse é um dos objetivos que mobilizam os integrantes da iniciativa SERPOVOS. Em parceria com o Movimento Potygatapuia e o Movimento Indígena Tabajara da Serra das Matas, realizamos o projeto “Identidades, Memórias e Práticas de Cuidados em Saúde: convivências ancestrais e os desafios atuais na defesa do direito à saúde e da vida em territórios indígenas no sertão do Ceará”. O fomento foi do Programa Inova Fiocruz e Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

 

A pesquisa-ação-participativa teve como intuito promover uma ruptura com a invisibilidade dos indígenas que habitam o território da Serra das Matas, e fortalecer o direito à saúde por meio da valorização dos saberes ancestrais, em diálogo com o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). A pesquisa envolveu diretamente 110 indígenas, sendo eles lideranças locais, pajés, caciques, raizeiros, rezadeiras, parteiras, jovens, estudantes, profissionais da educação e saúde, que trabalharam com a equipe de pesquisa na concepção dos produtos abaixo:

Diagnóstico Situacional dos Povos Indígenas e dos Territórios da Serra das Matas

O grupo de pesquisa-ação levantou informações para caracterizar brevemente os povos, as condições sanitárias e socioambientais dos povos indígenas da Serra das Matas e dos municípios em relação ao acesso à saúde. No documento também estão registrados o contexto de produção da invisibilidade dos povos indígenas no Ceará e os desafios para a garantia do direito à saúde indígena, além dos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa. O relatório de pesquisa pode ser conferido aqui.

 

Dossiê Ybi Tupãnã

O dossiê sistematiza as condições atuais de saúde no território da Serra das Matas e faz um levantamento das práticas tradicionais de cuidado e cura preservadas por raizeiros, meizinheiras e rezadeiras, e por profissionais indígenas da educação e da saúde. O documento também registra informações sobre a história dos povos indígenas da Serra das Matas através de fontes bibliográficas e depoimentos de lideranças, troncos velhos, Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN), Agentes Indígenas de Saúde (AIS), educadores, mulheres e jovens. O dossiê pode ser acessado aqui.

Cartilhas Coletânea: Vida e Saúde em Cartas

O diálogo oral, em desenhos e escrito em cartas, frutos das rodas de conversa realizadas durante as atividades de campo, deram origem à duas cartilhas educativas, numa coletânea intitulada Vida e Saúde em Cartas: “Diálogos de Saberes para a Promoção da Saúde Indígena” e “Identidade Indígena de Mulheres e Homens do Sertão do Ceará”.Os temas foram escolhidos a partir da necessidade de reafirmação da identidade e das práticas de saúde indígenas. O material foi concebido para ser distribuído em unidades de saúde, conselhos de saúde, associações, sindicatos e escolas para estimular a participação comunitária no monitoramento e melhoria da saúde indígena no território. 

 

Curtas e Podcast “Memórias da Pandemia”

Dentre as atividades do projeto, tivemos oficinas de audiovisual com jovens em diferentes aldeias da TI da Serra das Matas: Espírito Santo, Longar, Passagem, Mundo Novo, Jacinto e Olho D’Água dos Canuto. A apropriação das ferramentas de comunicação resultou na produção de curtas que registram diferentes aspectos sobre saúde e vida pela concepção dos povos. Também foram produzidos podcasts que deram origem à série Memórias da Pandemia, com relatos de como cada aldeia vivenciou os impactos da Covid-19.

 Oficina de Audiovisual TI Serra das Matas Foto Iago Barreto

 Oficina de Audiovisual, na TI Serra das Matas. Foto Iago Barreto

 

 Aqui está o link para conferir os curtas e aqui o link para ouvir todos os episódios do podcast “Memórias da Pandemia”.

 

Integrantes do projeto da pesquisa-ação
Alissan Karine Lima Martins – Fiocruz Ceará
Ana Bebê Potyguara – Movimento Potygatapuia
Ana Cláudia de Araújo Teixeira – Fiocruz Ceará
Dandara Ruana – Movimento Indígena Tabajara da Serra das Matas
Elvis Aroerê Tabajara – Movimento Indígena Tabajara da Serra das Matas
Fernando Ferreira Carneiro – Fiocruz Ceará
Flora Viana Elizeu da Silva – Fiocruz Ceará
Iago Barreto Soares – Fiocruz Ceará
Iara Vanessa Fraga de Santana – Fiocruz Ceará
Jeane Potyguara – Movimento Potygatapuia
Luisa Canuto – Movimento Indígena Tabajara da Serra das Matas
Marcelo Tabajara – Movimento Indígena Tabajara da Serra das Matas
Maria das Graças Viana Bezerra – Fiocruz Ceará
Marlúcia Tabajara – Movimento Potygatapuia
Marina Tarnowski Fasanello – Escola Nacional de Saúde Pública / Fiocruz
Marinete Potyguara – Movimento Potygatapuia
Renan Tabajara – Movimento Indígena Tabajara da Serra das Matas
Sebastião Tabajara – Movimento Indígena Tabajara da Serra das Matas
Sibá Potyguara – Movimento Potygatapuia
Teka Potyguara – Movimento Potygatapuia
Toinho Gavião – Movimento Potygatapuia
Vanira Matos Pessoa – Fiocruz Ceará

>> Mais informações: https://ceara.fiocruz.br/serpovos/2022/05/05/frutos-de-pesquisa-acao-focam-no-fortalecimento-da-saude-indigena-no-sertao-cearense/

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *