Campanha Tenho Sede arrecada recursos para construção de cisternas

Compartilhar

Através de doações pela conta de água, cearenses podem ajudar a levar água para milhares de famílias do semiárido

 

O acesso à água limpa e segura é um direito humano essencial. No entanto, milhares de famílias no semiárido cearense ainda enfrentam diariamente a escassez de água em suas casas e, com isso, a insegurança alimentar e nutricional. Mesmo o semiárido sendo uma região com irregularidade de chuvas, é possível criar estratégias de convivência que garantam qualidade de vida às famílias que nele vivem. A principal delas é a construção de cisternas de placas para captação e armazenamento de águas da chuva.

 

A Campanha Tenho Sede visa mobilizar a sociedade civil para transformar a vida dessas famílias arrecadando recursos para a construção de cisternas. O lançamento da campanha no Ceará ocorre na próxima terça-feira (22 de março), Dia Mundial da Água, às 15h, na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). O lançamento também será transmitido pelas redes sociais da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

 

A campanha “Tenho sede” é uma iniciativa da ASA em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) articulado por governadores dos estados desta região. No Ceará, a campanha ocorre em parceria com o Governo do Estado e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Para doar para a campanha, a pessoa pode se cadastrar no site da Cagece autorizando o débito na conta de água de sua titularidade. Além disso, também é possível se cadastrar no site Tenho Sede e fazer a doação por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.

 

Há mais de 20 anos, a ASA Brasil atua no semiárido construindo cisternas capazes de captar e armazenar a água das chuvas. Para milhares de famílias, essas cisternas são sua única fonte de água. Além da água para beber e para o uso diário, as cisternas armazenam também a possibilidade de geração de renda através da agricultura e pecuária familiar, garantindo o sustento dessas famílias e viabilizando a economia regional.

 

Até hoje, mais de 1 milhão de cisternas já foram construídas por todo o Nordeste e norte de Minas Gerais. No entanto, é preciso muito mais. Com as doações, será possível levar ainda mais cisternas para o povo do semiárido, ajudando-os a transformar, a partir da água, as realidades de suas famílias e comunidades.

 

Serviço

Lançamento Campanha Tenho Sede
Dia 22 de março, às 15h (Dia Mundial da Água)
Local: Sede da Fetraece (Av. Visconde do Rio Branco, n. 2198, Bairro José Bonifácio, Fortaleza)
Transmissão ao vivo pelas redes sociais da ASA

 

Como doar?

Faça o cadastro no site ri.cagece.com.br e autorize o débito na conta de água; ou no site tenhosede.org.br com doação via cartão de crédito ou boleto bancário.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *