II Conferência da Caatinga seleciona experiências exitosas que visem a sustentabilidade do bioma

Compartilhar

 

Fonte: Assessoria de Imprensa no Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa

 

A Coordenação Estadual da II Conferência da Caatinga no Ceará está coletando indicações de experiência exitosas no bioma com o objetivo de encaminhar o processo de pré-seleção para apresentações durante a Conferência. O mesmo processo acontece nos demais estados da região. As instituições públicas e entidades da sociedade poderão encaminhar as experiências que considerarem relevantes, até o dia 30 de Abril, para o endereço eletrônico 2conferenciadacaatinga@al.ce.gov, descritas em ficha de inscrição disponível em https://www.al.ce.gov.br/index.php/ii-conferencia-da-caatinga, onde também poderão encontrar os critérios de participação.

 

As propostas enviadas serão submetidas a uma pré-seleção, no Encontro Estadual Preparatório da II Conferência, em 15 de maio. Serão selecionadas 10 (dez) experiências do Ceará, como de cada estado. Destas, a coordenação selecionará cinco para serem apresentadas na Conferência, em power point, nas salas temáticas; e cinco para divulgação na forma de banner/painel/vídeo, na área da exposição. Simultaneamente, acontecerá a Feira dos Saberes e das Culturas da Caatinga.

 

A metodologia da conferência está fundamentada na disseminação de informações sobre programas, projetos e ações em desenvolvimento ou previstas nos estados do bioma, que contribuem ou poderão contribuir para as metas previstas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, passíveis de serem considerados estratégicos para o bioma.

 

Os critérios levam em consideração a relação com os eixos temáticos da conferência: meio ambiente; segurança hídrica e saneamento; agropecuária; e desenvolvimento econômico e social. As propostas deverão ter, no mínimo, cinco anos de implantação e apresentarem resultados que comprovem sua eficiência.

 

O evento acontecerá no período de 19 a 21 de junho, com o tema “Desenvolvimento humano e sustentável”, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa. Seu objetivo principal será propor estratégias para o desenvolvimento humano e a sustentabilidade da Caatinga, tendo por referência os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que se relacionam com a problemática da Caatinga.

A realização é da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Instituto Agropolos, e Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, com apoio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA-Superintendência do Ceará) e Banco do Nordeste, com parceria do Instituto Nordeste XXI, Fundação Bernardo Feitosa e Instituto Instituto Brasileiro de Administração para o Desenvolvimento (Ibrad).

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *