Os direitos da mulher são debatidos em escolas de Quixeramobim
Texto: Francisco Barbosa
Fotos: Damiana Moizéis
A luta contra as diversas formas de violência contra a mulher e a favor dos direitos iguais entre os gêneros deve ser constante, mas neste mês, essas lutas se intensificam devido ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. De 26 de fevereiro a 7 de março, estudantes de cinco escolas do município de Quixeramobim participam de atividades voltadas justamente para questões dos direitos da mulher.
Durante esse período, as alunas e alunos participam de debates com os seguintes temas: Pela Vida Das Mulheres e Contra Todas as Formas de Violência; Machismo e Feminismo; Pela Democracia e Protagonismo das Mulheres; e, Pela a Divisão Justa do Trabalho Doméstico.
De acordo com Damiana Moizéis, técnica do CETRA, a ideia de realizar essas atividades surgiu da necessidade de chegar mais perto da juventude com temas tidos como polêmicos. “Essa atividade é importante para que a juventude tome conhecimento de forma direta dos temas abordados. Estamos levando informações e chegando mais perto da juventude com assuntos que eles/elas vivenciam, mas é tido como normal”, afirma.
A ação é feita pelo coletivo formado por: CETRA, por meio do projeto Sertão Agroecológico; Coletivo de Mulheres, composto por representantes de vários segmentos, ONGs e Sindicatos; MST; STTRQ; OAB; LUZ&VIDA e SINDSEQ.