Formação pela Experimentação em Manejo da Caatinga

Compartilhar

Área de atuação: Sertão Central
Início: 2009

O Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) surge de um acordo de empréstimo entre o Governo Brasileiro, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário (FIDA). Ele vem com a proposta de ações estruturantes para fortalecer a reforma agrária e a agricultura familiar no semiárido nordestino e investir efetivamente na articulação e organização dos espaços de participação social, atuando em seis estados da região: Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará. Através dos Comitês Territoriais e Comitê Gestor, agricultores e agricultoras familiares e assentados da reforma agrária discutem suas necessidades, opinam sobre as possibilidades e definem ações prioritárias que possam alterar, significativamente, o rumo de suas vidas.

Um dos braços do PDHC é o Projeto Sertão, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sutristentável e melhoria da qualidade de vida das populações afetadas pela degradação ambiental das terras do semiárido com abordagem intersetorial nas atividades públicas de apoio à produção sustentável e à redução da pobreza. Além disso, trabalha no sentido de minimizar as causas e os impactos negativos sobre os ecossistemas do bioma caatinga pela implementação de sistemas que trabalhem as terras de forma sustentável.

O CETRA, por dentro do Projeto Sertão, desenvolve o Projeto de Formação pela Experimentação em Manejo da Caatinga. Ele procura dar assessoramento técnico específico através de um processo territorial de formação pela experimentação, ou seja, através de práticas, e monitoramento dos ganhos ambientais, produtivos, econômicos e sociais. São nove assentamentos/comunidades, cada uma com um projeto experimental desenvolvido de acordo com seu foco específico e adequado ao seu perfil de uso produtivo, suas demandas, e relacionado com a fisionomia ambiental de cada localidade.

Formar pela experimentação é construir e ampliar o conhecimento com as famílias agricultoras no sentido de fortalecer a estruturação de seus agroecossitemas, utilizando de forma sustentável a formação florestal nativa. Assim, o processo de manejo do bioma é integrado aos projetos produtivos das famílias, buscando-se dessa maneira contribuir para a segurança alimentar e a geração de renda das famílias, além de trabalhar no sentido de promover a equidade nas relações de gênero e geração.

Visite o site do projeto: http://www.projetodomhelder.gov.br/

{vsig}projetos/manejocaatinga{/vsig}

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *