Sertão Central

Compartilhar

Sertão Central

Este território abrange uma área de 15.678,4 km² e é composto pelos municípios de Banabuiú, Choró, Quixadá, Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole. A população total é constituída de 352.397 habitantes, sendo que 46,87% deste total vivem em áreas rurais ou seja, 165.184 com 28.808 agricultores familiares, 2.096 famílias assentadas, 304 famílias de pescadores e 03 (três) comunidades Quilombolas.

Até meados da década de 1980, a principal atividade econômica desta região era a produção de algodão em grandes fazendas e destinado à exportação. O “ouro branco” foi dizimado pela presença do bicudo, além do produto perder espaço para os tecidos sintéticos no mercado internacional.

Atualmente, o que tem mais peso é a pecuária e o município de Quixeramobim é considerado a maior bacia leiteira do Estado do Ceará. A agricultura familiar ainda se baseia na subsistência, produzindo principalmente milho e feijão. Entretanto, a diversificação de culturas é um fator significativo encontrando-se áreas com produção de hortaliças, fruteiras, pequenos animais como ovinos e caprinos e aves diversas, além da ascendência da apicultura, o que está alterando a paisagem do sertão e melhorando sensivelmente a vida no campo, especialmente quanto à segurança alimentar das famílias camponesas.

Estão presentes neste território povos tradicionais remanescentes quilombolas. São três comunidades identificadas, sendo duas em Milhã (Carnaubinha e Barra do Juazeiro) e uma em Quixadá a comunidade Veiga e nesta o CETRA está presente oferecendo assessoria técnica e social.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *