Tag Itapipoca

Folder Floresta de Alimentos

É possível aliar agricultura e sustentabilidade; produção de alimentos e reflorestamento. o projeto Floresta de Alimentos propõe outras formas de viver no campo, com base nos costumes e cultura das próprias famílias, aldeias e comunidades rurais e na agroecologia. O objetivo é garantir acesso a comida saudável e farta, respeitando e dialogando com as tradições de cada território. 

Em tempos de crise climática, o projeto fortalece e cria corredores ecológicos, captura gás carbônico da atmosfera, protege as nascentes de água, ao mesmo tempo em que favorece a segurança alimentar para as pessoas e outros seres vivos. 

No Ceará, o Floresta de Alimentos está presente em Acaraú, Itapipoca, Paracuru, Paraipaba e Trairi. No Rio Grande do Norte, integram a iniciativa comunidades rurais de Mossoró, Alto do Rodrigues, Carnaubais e Areia Branca. 

O projeto é realizado pelo CETRA e a Diaconia em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, e contempla diversas comunidades de municípios do Litoral Oeste/Vale do Curu, no Ceará, e do sertão do Rio Grande do Norte. 

Cartilha Margaridas – conversas de quintais

A Cartilha de Experiência Margaridas - conversas de quintais  apresenta histórias de quatro agricultoras familiares e indígenas do território Vale do Curu e Litoral Oeste -  Ceará, suas trajetórias, saberes e fazeres agroecológicos e de convivência com o Semiárido. 

A cartilha faz parte da ação do projeto Quintais das Margaridas executado pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora - CETRA, coordenado pela Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA, faz parte do Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais - Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar - MDA. O projeto foi realizado em 3 municípios: Apuiarés, Pentecoste e Itapipoca.