CETRA realiza intercâmbio do P1+2 em Itapipoca
Na quinta e sexta-feira da última semana (12 e 13 de setembro), 16 famílias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) participaram de um intercâmbio de troca de saberes e experiências.
Agricultoras e agricultores de Trairí, das comunidades de Sangrada 2, Retiro dos Tomés e Várzea da Volta, conheceram os quintais agroecológicos da dona Evaneida e do seu Luizão, e da dona Fábia, em Itapipoca.
No encontro, os participantes viram como o quintal da dona Evaneida e do seu Luizão mudou após a chegada de uma cisterna de segunda água. A tecnologia social não só transformou o espaço produtivo como trouxe melhorias para a renda da família.
Já na casa da dona Fábia, os intercambistas conheceram os benefícios de um sistema de reúso de águas cinzas para o plantio de frutíferas, plantas nativas, medicinais e horta.
Depois disso, houve a troca das agricultoras e agricultores sobre os quintais e famílias visitadas.
O agricultor Antonio Teixeira, conhecido como Maurivan, da comunidade de Volta do Córrego, ficou encantado com o quintal da Evaneida e Luizão.
“Conhecemos a história de vida deles, de como eles começaram e ele tem um quintal altamente produtivo, de onde ele tira todo o sustento da família, ainda sobra para vender um pouco, então aquilo ali deixa a gente motivado a seguir exemplos como aquele”, conta.
Já a Rosângela, de Retiro dos Tomés, percebeu o benefício do compartilhamento de saberes:
“Gostei de tudo. Aprendi mais sobre a importância da agricultora familiar, e a troca de conhecimento com as outras pessoas, principalmente com as que nos receberam em casa”, diz.
O CETRA é uma entidade executora do P1+2, projeto nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).