CETRA inicia visitas às organizações e comunidades beneficiadas pelo projeto São José IV
Por Israel Vancouver
O projeto São José já é conhecido pelas pessoas que compõem o CETRA. Após a realização do projeto São José III, que realizou o diagnóstico de 50 Organizações da Agricultura Familiar (OAF) e suas bases produtivas nas regiões de planejamento do estado do Ceará no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável, demos início em julho às atividades do projeto São José IV, executado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA.
Um dos objetivos desse projeto é trabalhar junto às Organizações da Agricultura Familiar (OAF) para realizar diagnósticos visando identificar o perfil da gestão e organização para o mercado, considerando os aspectos econômicos e socioambientais dos/as agricultores/as familiares dos territórios Sertão Central, Sertão dos Inhamuns e Centro Sul, além do fortalecimento das organizações para o maior acesso ao mercado. Ao todo, cerca de 2300 associados/as serão beneficiados/as, representando 49 OAF dos municípios abrangidos pelo projeto.
A equipe técnica já está realizando encontros presenciais para ter os primeiros contatos com os membros das organizações, apresentando o CETRA, os/as realizadores/as das ações e o plano de trabalho que será desenvolvido ao longo de 5 meses. A ideia é levantar dados acerca de governança, gestão de pessoas e participação, finanças e sustentabilidade econômica, organização da produção, organização para o mercado, gestão socioambiental e resiliência climática de cada OAF. Ao final de cada reunião, uma agenda de encontros futuros é deixada no local.
Para realizar todas as ações do projeto da melhor forma, há um centro de apoio em cada um dos núcleos de trabalho. No Sertão Central, um escritório em Quixeramobim, para o Sertão dos Inhamuns, há um ponto de apoio em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tauá, enquanto no Centro Sul o ponto fica em Iguatu, em parceria com a instituição Elo Amigo. Cada ponto de apoio possui 4 técnicos trabalhando para que seja possível elaborar um documento técnico do perfil organizacional das OAF contendo aspectos qualitativos e quantitativos de cada área funcional ao final dos 5 meses programados pela equipe técnica do Projeto São José IV.
Dalvanir Duarte, coordenadora de campo do projeto São José IV, afirma que a receptividade das famílias está muito boa, pois sabem que a realização do diagnóstico é o primeiro passo para a concretização de uma assistência técnica mais aprofundada a longo prazo.
“É um trabalho muito bom que estamos executando em campo. É uma receptividade maravilhosa, porque os agricultores e agricultoras abraçam a causa e nos recebem com muito amor. Estamos sempre trabalhando em dinamismo e com troca de saberes, para que possamos desenvolver esse trabalho da melhor forma possível”, afirma Dalvanir.
Confira a relação dos municípios de acordo com seu território e o número de OAF em cada um deles:
Sertão Central:
Senador Pompeu – 9.
Pedra Branca – 2.
Deputado Irapuan Pinheiro – 3.
Piquet Carneiro -2 .
Mombaça – 2.
Sertão dos Inhamuns:
Arneirós – 2.
Quiterianópolis – 4.
Parambu – 2.
Tauá – 9.
Centro Sul:
Quixelô – 3.
Icó – 7.
Acopiara – 3.
Orós – 1.
Gostou dessa iniciativa? Fique por dentro de todas as novidades do CETRA assinando nossa newsletter, seguindo nossos perfis nas redes sociais e acompanhando todas as atualizações do nosso site. Estamos juntos e juntas!