Em Barreira agricultores/as se reúnem em encontro do projeto Sustentabilidade da Serra ao Sertão

 

 

Compartilhar

 

 

Projeto Sustentabilidade da Serra ao Sertão reúne agricultores e agricultoras em Barreira

Texto e fotos: Francisco Barbosa 

O Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria do Trabalhador – CETRA, em parceria com a Organização Barreira Amigos Solidários – Obas, realiza durante esta quinta-feira (2), o segundo  Encontro do Projeto Sustentabilidade da Serra ao Sertão. A ação acontece no município de Barreira e reúne representantes dos municipios de Redenção, Barreira e Ocara.

As atividades tiveram início com análise da conjuntura política, com a colaboração do Vladison Viana, da coordenação executiva do PT/CE. Ele ressaltou a importância de falar sobre política nas diversas áreas onde nos encontramos. Também falou os cuidados sobre a escolha do voto nesse período de eleição e relembrou alguns direitos que foram retirados nos últimos anos. Em seguida, foi aberto um momento de debate onde as/os participantes puderam falar sobre os impactos que essas retiradas tiveram em suas vidas.

 

A programação deu continuidade com rodas de conversa com a troca de experiências; diálogo sobre os avanços, desafios e perspectivas  da agroecologia no território protagonizadas pelo Projeto e, por fim, troca de sementes entre os/as participantes.

2agostosustentabilidadedaserraaosertao5

Para a agricultora Auricélia Lima, 32, da comunidade Seis Carnaúba, do município de Ocara, esse encontro está sendo um grande momento de partilha. “Com esse evento tivemos a oportunidade de compartilhar experiências e vivênciar as experiências dos outros. A gente cria expectativas e novas formas de ver a agroecologia, desde o início no nosso quintal pra nossa produção e pra nossa vivência diária”, afirma.

 

O projeto Sustentabilidade da Serra ao Sertão é desenvolvido desde o ano de 2015 no Maciço de Baturité. O projeto desenvolve uma Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER destinada a famílias agricultoras, visando consolidar e ampliar processos de promoção da agroecologia para promoção do desenvolvimento local/territorial e de seus processos organizativos.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *