CETRA se faz presente em Petrolina para participação no Semiárido Show

Compartilhar

Por Israel Vancouver

Ademir Ligorio fala sobre o projeto Dom Helder Câmara

Entre os dias 01 e 04 de agosto de 2023, em Petrolina (PE), aconteceu o Semiárido Show, uma grande feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro que conta com diversas capacitações em sua programação, como seminários, palestras, oficinas e dia de campo. Ademir Ligorio, técnico de projetos do CETRA, esteve presente no evento representando a Instituição.

No dia primeiro de agosto, Ademir Ligorio, juntamente com a agricultora quilombola Rosimeire Maciel, da Comunidade Sítio Veiga – Dom Maurício – Quixadá (CE), participaram do seminário “Projeto Dom Helder Câmara II: Vivências e inovações no Semiárido brasileiro (PDHC/MDA)”, com participação no Painel 02: Superação da pobreza – Assistência técnica e fomento para a promoção da segurança alimentar e nutricional e geração de renda. 

 “Estar presente e compartilhar um pouco da minha história e da experiência de viver no quilombo foi significativo. Foi uma oportunidade de aprender com as experiências das outras pessoas e perceber que é possível melhorar de vida por meio do fomento. O projeto em questão é maravilhoso e, se eu tivesse a chance de participar novamente, o abraçaria com amor e carinho, pois é extremamente importante. Ele nos dá força, realiza sonhos e, para mim, tornou possível a realização de um sonho que eu tinha. É evidente que é possível melhorar de vida por meio do fomento e da sobrevivência no semiárido brasileiro. Esse encontro foi de suma importância para mim”, explica Rosimeire Maciel.

Em sua fala, Ademir trouxe os resultados do projeto Dom Helder Câmara, uma ação de acompanhamento técnico através da Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) realizada pelo CETRA com apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), visando fortalecer as unidades familiares de produção agrária de agricultoras/es familiares em municípios cearenses. Ele também reafirmou a necessidade de uma ATER pública com fomento para as famílias agricultoras em situação de pobreza e de extrema pobreza. 

“Durante o evento, ressaltei a importância do fomento para trabalharmos com famílias em situação de extrema pobreza, considerando suas limitações, como acesso à água, terra e conhecimento. Ao oferecermos assessoria técnica, realizamos um diagnóstico inicial, estabelecemos o primeiro contato com a família e identificamos suas potencialidades”, contextualiza Ademir.

Registro de dia de campo pela programação do Semiárido Show / Ademir Ligorio

“O evento foi muito importante, pois possibilitou que nós, como entidade envolvida no processo de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que trabalhamos com o fomento em situações de pobreza extrema, compartilhássemos os resultados e desafios que enfrentamos no campo. Ele nos permitiu estabelecer diálogos diretos com os beneficiários finais da ação, além de parceiros e financiadores, como a equipe do projeto Dom Hélder e o Fida, mas é necessário o acesso a recursos financeiros para que essas ideias e potenciais sejam desenvolvidos, gerando renda e segurança alimentar e nutricional. Portanto, esse evento foi fundamental, pois possibilitou que nós, que estamos na linha de frente, dialogássemos diretamente com os financiadores, apoiadores e parceiros, compartilhando a realidade que vivenciamos no campo a cada dia”, conclui.

Outras entidades de assessoria técnica pública e privada e representações políticas também participaram do seminário, como os presidentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e Hardi Vieira, representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Gostou dessa iniciativa? Fique por dentro de todas as novidades do CETRA assinando nossa newsletter, seguindo nossos perfis nas redes sociais e acompanhando todas as atualizações do nosso site. Estamos juntos e juntas na multiplicação da agroecologia!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *