Atualização em 18/05/2022:
Novas datas para entrevistas: 30 e 31 de maio.
A Coordenação Executiva do Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador e a Trabalhadora - CETRA faz saber aos interessados/as que está recebendo inscrições para o processo seletivo para CONTRATAÇÃO de técnico nível superior, para atuação na área de Comunicação.
• Acompanhamento e cobertura de ações institucionais e de projetos;
• Assessoria de imprensa;
• Gestão e desenvolvimento de conteúdo para redes sociais;
• Gestão e desenvolvimento de conteúdo para site institucional.
• Formação superior completa em Comunicação Social;
• Capacidade de elaboração de textos para informes, circulares e outras produções textuais de comunicação interna e externa;
• Domínio dos principais recursos da informática e softwares do pacote office e similares;
• Ter domínio da escrita em língua portuguesa;
• Ter capacidade de trabalho em equipe, e disposição para contribuir na inteligência colaborativa e na aposta no diálogo social;
• Residir em Fortaleza e ter disponibilidade para viagens;
• Habilidade para dialogar com públicos diversos;
• Capacidade de colaborar em grupos; auto responsabilizar-se por agendas e entregas de produtos; capacidade colaborativa; de governança horizontal; atitude positiva na convivência do grupo;
• Habilidade de encaminhar e movimentar processos.
• Experiência prévia em atuação com comunicação popular;
• Conhecimento do pacote Office e dos serviços Google (Gmail, Drive, Docs…);
• Conhecimentos em inglês e/ou espanhol;
• Compreensão da dinâmica de funcionamento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), entidades sindicais, movimentos sociais e organismos governamentais de acesso aos direitos sociais;
• Conhecimento da realidade dos povos da zona rural, territórios indígenas, comunidades tradicionais e ribeirinhas;
• Habilitação de motorista (moto e/ou carro).
• 1ª fase: Análise de currículo (eliminatória e classificatória);
• 2ª fase: Entrevista (currículos selecionados na 1ª fase);
• 3ª fase: Formação do cadastro de reserva (por ordem de classificação);
• 4ª fase: Contratação imediata por regime CLT (o/a Contratado/a passará por um período de experiência de 90 dias).
• 1 ano (12 meses)
• 40 (quarenta) horas /semana
• A combinar
• Recebimento dos currículos - até o dia 13 de maio de 2022.
• Entrevistas – de 16 a 20 de maio de 2022 30 e 31 de maio de 2022.
• O currículo deve ser enviado com assunto “SELEÇÃO TÉCNICO/A COMUNICAÇÃO” o para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
• O CETRA reserva-se ao direito de não selecionar nenhum/a dos/as candidatos/as participantes, caso venha a considerar que os/as mesmos/as não atendam as condições estabelecidas.
• Miguel Cela | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (85) 99620-1380
O Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora começou a escrever sua história em 1981. São 40 anos de atuação trabalhando e lutando pela garantia de direitos humanos no Nordeste brasileiro, e em especial, no Ceará.
A instituição, que no início de sua existência lutou pelo direito à terra, nos últimos anos vem atuando principalmente sob as temáticas da convivência com o Semiárido, agroecologia, socioeconomia solidária, segurança alimentar e nutricional no intuito de contribuir para o bem viver no campo e na cidade com foco na melhoria da qualidade de vida de agricultoras e agricultores familiares, de povos tradicionais do campo — em especial indígenas e quilombolas — das juventudes e de mulheres camponesas.
O programa de rádio Esperançar é uma prosa sobre temas que interessam às famílias agricultoras que integram o projeto Paulo Freire, no território de Sobral, assim como famílias agricultoras que participam há mais de 35 anos de nossas ações.
Pautados nas ações do projeto, fomos em busca de conversar com técnicos, com agricultoras, agricultores e com as juventudes para criar esse material que tá percorrendo o WhatsApp de todo mundo que faz o projeto aqui no CETRA. E foi pensando em levar os episódios para além dos beneficiários que resolvemos transformar os programas em podcasts e colocar nos melhores distribuidores pra você escolher onde quer ouvir.
Chega mais porque agora, toda semana, você vai poder ouvir outro programa dessa série especial e criada com todo o carinho! E pra falar pra gente o que você achou e sugerir temas, manda mensagem nas nossas redes sociais, ou manda um e-mail pra Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Você sabia que famílias do Semiárido cearense estão produzindo seu próprio gás de cozinha e que não gastam mais um tostão comprando botijões? Com a ajuda da tecnologia social do biogigestor, famílias agricultoras vêm transformando esterco em biogás e biofertilizante de alta qualidade. Quer entender melhor como funciona essa tecnologia? Conversamos com Mário Farias, coordenador do CETRA no território de Sobral, Daniela Araújo, agricultora de Senador Sá, e com Janiel Lopes, técnico de campo do CETRA. Além disso, as juventudes tomaram conta do quadro Diz Aí, Juventudes! com um cordel todo especial escrito por Gerlene Silva e Francinilson Araújo. E se você quer saber mais sobre o biodigestor, ou ver a fotografia de um, temos uma matéria aqui em nosso site (https://bit.ly/cetra-biodigestor), se liga!
Você já ouviu falar nas Cadernetas Agroecológicas? Esse é um importante instrumento de fortalecimento das mulheres agricultoras. A partir dele, é possível visibilizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas mulheres rurais e a contribuição de cada uma delas para a agricultura familiar agroecológica. Para essa prosa, conversamos com Suyane Fernandes, da coordenação do CETRA; com as agricultoras Antônia Alves Carneiro, do Sítio São Francisco no distrito de Jordão, em Sobral, e Maria de Jesus dos Santos Alves, também do Sítio São Francisco e com a técnica Priscila Alves. Além disso, no quadro Diz Aí, Juventudes!, Letícia Costa e Itanael Silva falam sobre as questões étnico-raciais em um cordel danado de bom!
Você já ouviu falar nos sistemas de Reuso de Águas Cinzas? Ele possibilita a reutilização de toda a água utilizada pela família no banho e nas lavagens de louça e de roupa a partir de tratamento e do reaproveitamento para irrigar o plantio. Para essa prosa, conversamos com Mário Farias, da coordenação do CETRA, com o técnico Leopoldino Veras e as agricultoras Salvelina Mesquita, que também é construtora de reuso, e Jandira da Silva Nascimento, da comunidade Sítio Barro Alto, em Sobral. Além disso, no quadro Diz Aí, Juventudes!, Joseli Cordeiro, da comunidade quilombola de Batoque, localizada no município de Pacujá traz um recado super importante sobre questões étnico-raciais.
Se trabalhamos a partir dos princípios da agroecologia, todo o nosso quintal, e até mesmo a nossa vida, tem que estar no caminho em que acreditamos, não é mesmo? Por isso, pensamos em uma prosa danada de boa sobre quintais agroecológicos e aves caipiras! Para conversar com a gente, chamamos Luis Eduardo Sobral, da coordenação do CETRA, o técnico Romário Alves e a agricultora Francisca Gomes, da comunidade Serrota, em Pires Ferreira. Além disso, no quadro Diz Aí, Juventudes!, Itanael Silva, da comunidade Corredor, localizada no município de Graça, fala sobre fascismo.
Você sabia que agroecologia não tem relação apenas com o modo de produção, mas também com princípios e atitudes que constroem um mundo mais justo para todos e todas? Para entender mais sobre esse tema, nesse programa vamos ter uma prosa sobre agroecologia! Por isso, chamamos a Cássia Pascoal, coordenadora do CETRA em Sobral, a agricultora e feirante agroecológica Flaviana de Lima, da comunidade de Santa Luzia, Sobral; o jovem agricultor experimentador Itanael Silva, da comunidade Corredor, no município Graça, e com a técnica Priscila Alves. Além disso, no quadro Diz Aí, Juventudes!, Gerlene Silva, da comunidade Córrego de Baixo, no município de Senador Sá, vem trazer uma prosa sobre educação contextualizada.
Só de lembrar das Feiras Agroecológicas e Solidárias já sobe um cheirinho de café e de tapioca pela casa. Lembramos das frutas, verduras e legumes e de toda prosa agroecológica entre consumidores e agricultores e agricultoras. Na nossa prosa hoje, vamos conversar com a Neila Santos, coordenadora do CETRA, com a agricultora feirante Cleidiane Mesquita, do Sítio Casa Forte, na serra do Rosário, em Sobral e com a Luciana Magalhães, técnica do CETRA e do projeto Paulo Freire. E charo que as juventudes não iam ficar de fora! A Regilane Alves, da comunidade Sítio Coqueiro, do Assentamento Maceió, em Itapipoca, integrante do GT de Juventudes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), vem dar um recado mais do que especial.
Tem muita gente achando que a pandemia do coronavírus acabou. Só porque muita coisa já voltou a funcionar, não quer dizer que o novo coronavírus foi embora. Ao contrário! Agora, com essa abertura, e com muita gente circulando, é que a gente tem que redobrar os cuidados. E nesse cenário, a assessoria presencial voltou. E agora? Pra conversar sobre esse tema, chamamos o médico Josiano Macêdo, da Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares, com a agricultora Ana Paula Duarte, da comunidade Morro Branco, em Aracatiaçu, e com Dalvanir Duarte, da coordenação do CETRA e do projeto Paulo Freire no território de Sobral. E claro que as juventudes não iam ficar de fora! A Letícia Costa, da comunidade Tapera, em Moraújo, e o Itanael Silva, da comunidade Corredor, em Graça, criaram um Rádio Teatro danado de bom.
Você pode ouvir em outra plataforma:
Anchor | Spotify | Apple Podcasts | Google Podcasts | Pocket Casts | RadioPublic | Breaker | Overcast
O projeto Paulo Freire é uma ação do Governo do Estado do Ceará, executado no território de Sobral em parceria com o CETRA e com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
O projeto Políticas Públicas como Direito tem como principal objetivo promover processos de formação... Leia mais
- Cisternas de Placa Construção de tecnologias sociais de acesso à água nos municípios... Leia mais
O projeto Juventude Comunica os Direitos da Criança, do Adolescente e da Mulher tem... Leia mais