banner interno

 Lançado durante o aniversário do Quiosque Agroecológico e da Feira Agroecológica e Solidária de Sobral, o projeto Redes em Ação irá assessorar beneficiárias/os de tecnologias sociais e fortalecer as articulações de agricultoras/es agroecológicas/os no Território

 

Nesta terça-feira (19/07), o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (CETRA), juntamente com a Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará, lança o Projeto Redes em Ação, voltado para o apoio técnico e o fortalecimento de articulações de agricultoras e agricultores agroecológicas/os do Território de Sobral (CE). Junto com o lançamento, acontece a comemoração do aniversário de um ano do Quiosque Agroecológico e de cinco anos da Feira Agroecológica e Solidária de Sobral. O evento vai ser realizado a partir das 16h, no Parque da Cidade, no munícipio de Sobral/CE.

 

Em um primeiro momento, o Redes em Ação trabalhará com assessoria técnica junto a beneficiárias/os das tecnologias sociais de reuso de águas cinzas e de biodigestor, além de assessoria técnica de planejamento e comercialização da produção de famílias da Rede de Agricultores/as Agroecológicos/as e Solidários de Sobral. Em um segundo momento, o projeto incidirá no fortalecimento das feiras agroecológicas que acontecem no território e do Quiosque Agroecológico. Todas as ações são voltadas para beneficiárias/os da região de Sobral I.

 

No dia do lançamento, acontecerá a abertura oficial do Projeto Redes em Ação e, em paralelo, uma Feira Agroecológica e Solidária ao lado do Quiosque Agroecológico. No mesmo momento, será  lançada também a plataforma digital de vendas do Quiosque. Para marcar a celebração pública do aniversário da Feira e do Quiosque, haverá ainda bolo e atração musical de forró pé de serra. Já no dia 20, membros do CETRA e da Rede de Agricultores/as Agroecológicos/as e Solidários de Sobral se reunirão em um intercâmbio, que contará com visita a um quintal agroecológico e um momento de fortalecimento coletivo.

 

Redes em Ação

O Redes em Ação é uma realização do CETRA e da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará, em parceria com a Rede de Agricultores/as Agroecológicos/as e Solidários de Sobral; com a Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral (STDE); com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Sobral (STRAAF) e com o Projeto Paulo Freire / Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), do Governo do Estado do Ceará. O projeto tem financiamento do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

 

O CETRA

Desde o ano de 1981 o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA) começou a escrever sua história no Ceará. É uma história entrelaçada na luta pelo direito à terra na qual mulheres e homens de comunidades tradicionais do campo protagonizaram momentos de coragem e resistência. O trabalho, que girava em torno da assessoria jurídica pelo direito à terra em munícipios como Aratuba, Itapipoca e Quixadá, entre outros, tomou outra forma a partir dos anos de 1990: era tempo de trabalhar na terra conquistada. Trabalho que tinha o gosto da resistência aguerrida do povo camponês e da transformação do campo em espaço de bem viver. 

 

Nessa perspectiva, o CETRA atua nos últimos anos sob as temáticas da Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Socioeconomia Solidária no intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de agricultoras e agricultores familiares, de povos tradicionais do campo, das juventudes e de mulheres camponesas. São conquistas amparadas na luta coletiva pelas políticas de Convivência com o Semiárido, como as tecnologias sociais de armazenamento de água e as feiras agroecológicas e solidárias, onde as famílias agricultoras comercializam alimentos livres de agrotóxicos cultivados em seu próprio quintal. A luta pela terra - reforma agrária e demarcação de terras indígenas e quilombolas - o feminismo, a diversidade, a agroecologia, a cultura e as juventudes são também bandeiras permanentes na construção de um Semiárido vivo e digno para se viver.

 

SERVIÇO

Lançamento do Redes em Ação e Aniversários do Quiosque Agroecológico e da Feira Agroecológica e Solidária de Sobral

Quando: Dia 19 de julho de 2022 (terça-feira), a partir das 16h

Onde: Quiosque Agroecológico - Parque da Cidade, Quiosque 4 - Rua Deputado Raimundo Andrade, Campo dos Velhos, Sobral, Ceará

 

Programação

- Feira Agroecológica e Solidária

- Lançamento do projeto Redes em Ação e da Plataforma digital do Quiosque Agroecológico

- Aniversário de um ano do Quiosque Agroecológico

- Aniversário de cinco anos da Feira Agroecológica e Solidária de Sobral

- Atração musical com forró pé de serra

banner interno 2

See too