Texto: Francisco Barbosa

Fotos: Francisco Barbosa

 

No município de Quixeramobim, a programação do 8 de Março teve início com uma marcha das mulheres pelas principais ruas da cidade. Durante a caminhada, foram feitas falas lembrando as conquistas e os desafios das mulheres, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

 

O final da marcha se deu no Sesc de Quixeramobim. No local, a programação contou com performance artística, palestras, oficinas e debate sobre a situação da mulher em Quixeramobim. Essas ações foram realizadas dentro da programação da Semana do Conselheiro Vivo que ocorre do dia 7 a 13 de março no Município.

 

Essa foi a primeira vez que a agricultora Ana Paula da Silva, 40, moradora da comunidade de Maloca, em Quixeramobim, participou de ações voltadas para o Dia Internacional da Mulher. “É a primeira vez que participo de algo assim. Um evento desse jeito é bom porque a gente vai sabendo dos nossos direitos, mas temos que lutar todo dia e não só nos dias que comemoramos as ‘coisas’”, afirma.

 

As ações voltadas para as mulheres foram realizadas pelo coletivo MST, CETRA, por meio do projeto Sertão Agroecológico, SINDSEQ, STRAAF de Quixeramobim e Luz e Vida. A semana do Conselheiro Vivo é uma realização do Iphanaq, Sesc Ler, Quiletras, Prefeitura Municipal de Quixeramobim e movimentos sociais.

See too