banner interno

 Lançado durante o aniversário do Quiosque Agroecológico e da Feira Agroecológica e Solidária de Sobral, o projeto Redes em Ação irá assessorar beneficiárias/os de tecnologias sociais e fortalecer as articulações de agricultoras/es agroecológicas/os no Território

 

Nesta terça-feira (19/07), o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (CETRA), juntamente com a Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará, lança o Projeto Redes em Ação, voltado para o apoio técnico e o fortalecimento de articulações de agricultoras e agricultores agroecológicas/os do Território de Sobral (CE). Junto com o lançamento, acontece a comemoração do aniversário de um ano do Quiosque Agroecológico e de cinco anos da Feira Agroecológica e Solidária de Sobral. O evento vai ser realizado a partir das 16h, no Parque da Cidade, no munícipio de Sobral/CE.

 

Em um primeiro momento, o Redes em Ação trabalhará com assessoria técnica junto a beneficiárias/os das tecnologias sociais de reuso de águas cinzas e de biodigestor, além de assessoria técnica de planejamento e comercialização da produção de famílias da Rede de Agricultores/as Agroecológicos/as e Solidários de Sobral. Em um segundo momento, o projeto incidirá no fortalecimento das feiras agroecológicas que acontecem no território e do Quiosque Agroecológico. Todas as ações são voltadas para beneficiárias/os da região de Sobral I.

 

No dia do lançamento, acontecerá a abertura oficial do Projeto Redes em Ação e, em paralelo, uma Feira Agroecológica e Solidária ao lado do Quiosque Agroecológico. No mesmo momento, será  lançada também a plataforma digital de vendas do Quiosque. Para marcar a celebração pública do aniversário da Feira e do Quiosque, haverá ainda bolo e atração musical de forró pé de serra. Já no dia 20, membros do CETRA e da Rede de Agricultores/as Agroecológicos/as e Solidários de Sobral se reunirão em um intercâmbio, que contará com visita a um quintal agroecológico e um momento de fortalecimento coletivo.

 

Redes em Ação

O Redes em Ação é uma realização do CETRA e da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará, em parceria com a Rede de Agricultores/as Agroecológicos/as e Solidários de Sobral; com a Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral (STDE); com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Sobral (STRAAF) e com o Projeto Paulo Freire / Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), do Governo do Estado do Ceará. O projeto tem financiamento do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

 

O CETRA

Desde o ano de 1981 o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA) começou a escrever sua história no Ceará. É uma história entrelaçada na luta pelo direito à terra na qual mulheres e homens de comunidades tradicionais do campo protagonizaram momentos de coragem e resistência. O trabalho, que girava em torno da assessoria jurídica pelo direito à terra em munícipios como Aratuba, Itapipoca e Quixadá, entre outros, tomou outra forma a partir dos anos de 1990: era tempo de trabalhar na terra conquistada. Trabalho que tinha o gosto da resistência aguerrida do povo camponês e da transformação do campo em espaço de bem viver. 

 

Nessa perspectiva, o CETRA atua nos últimos anos sob as temáticas da Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Socioeconomia Solidária no intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de agricultoras e agricultores familiares, de povos tradicionais do campo, das juventudes e de mulheres camponesas. São conquistas amparadas na luta coletiva pelas políticas de Convivência com o Semiárido, como as tecnologias sociais de armazenamento de água e as feiras agroecológicas e solidárias, onde as famílias agricultoras comercializam alimentos livres de agrotóxicos cultivados em seu próprio quintal. A luta pela terra - reforma agrária e demarcação de terras indígenas e quilombolas - o feminismo, a diversidade, a agroecologia, a cultura e as juventudes são também bandeiras permanentes na construção de um Semiárido vivo e digno para se viver.

 

SERVIÇO

Lançamento do Redes em Ação e Aniversários do Quiosque Agroecológico e da Feira Agroecológica e Solidária de Sobral

Quando: Dia 19 de julho de 2022 (terça-feira), a partir das 16h

Onde: Quiosque Agroecológico - Parque da Cidade, Quiosque 4 - Rua Deputado Raimundo Andrade, Campo dos Velhos, Sobral, Ceará

 

Programação

- Feira Agroecológica e Solidária

- Lançamento do projeto Redes em Ação e da Plataforma digital do Quiosque Agroecológico

- Aniversário de um ano do Quiosque Agroecológico

- Aniversário de cinco anos da Feira Agroecológica e Solidária de Sobral

- Atração musical com forró pé de serra

banner interno 2


projetos home en

Políticas Públicas como D…

The project Políticas Públicas como Direito has as its main goal to promote... read more

Social Training and Mobil…

- Plate Cisterns Construction execution of social technology to access water in the following... read more

Juventude Comunica Direit…

The Project Juventude Comunica Direitos of Children, Teenagers and Women has as its... read more