Estudo é fundamental para construir e fortalecer políticas públicas que reforçam a segurança alimentar e nutricional e a adaptação da agricultura familiar no Semiárido às mudanças climáticas

 

arte feiraNatal 

 

De 15 a 19 de junho, Natal sediará a 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Fenafes. Com a expectativa de reunir 150 cooperativas e associações, 500 expositores e mais de 10 mil visitantes, o evento será uma oportunidade para reflexão sobre as experiências de construção da agroecologia na região, bem como sobre a necessidade de aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar e à economia solidária.

 

No que toca ao tema mercados territoriais e a agricultura familiar, a Rede Ater Nordeste de Agroecologia leva para a feira um estudo inédito. Nos anos de 2020 e 2021, as organizações da Rede sistematizaram os aprendizados da construção e gestão de mercados territoriais em 12 regiões de seis estados nordestinos.

 

Os resultados e ensinamentos obtidos serão apresentados no seminário Reinvenção dos Mercados – Alimento Saudável da Agricultura Familiar no Semiárido, que acontecerá no dia 17, das 14h às 16h, no auditório Babaçu, no Centro de Convenções de Natal.

 

O que moveu a pesquisa

O que são esses mercados territoriais? Como funcionam? Que benefícios promovem na vida das famílias agricultoras - em especial nas mulheres e juventude - e das famílias consumidoras? Quais políticas públicas têm sido importantes para apoiá-los? Quais são os seus maiores desafios para que se consolidem e se multipliquem?

 

Feira Agroecológia e Solidária Fotos Cacheado Braga Red

Foto: Cacheado Braga / Arquivo Cetra

 

Foi a partir dessas e outras questões que as organizações da Rede Ater buscaram conhecer os mercados territoriais, que são instrumentos decisivos para a ampliação da agroecologia no Semiárido brasileiro.


A pesquisa também permitiu uma maior compreensão da economia das famílias agricultoras que vendem a sua produção nesses mercados. Para condução desses estudos, foi empregado o método Lume de análise econômico-ecológica de agroecossistemas.

 

Após as sistematizações, foram observados padrões de desenvolvimento dos estabelecimentos familiares. Tais padrões se constituem informações essenciais para que as políticas públicas sejam aperfeiçoadas e potencializem o papel desses mercados.

 

Parcerias

O estudo “Estudo sobre o papel de mercados territoriais no desenvolvimento da agricultura familiar no Semiárido brasileiro”foi viabilizado pela parceria entre a Rede Ater e o Projeto Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados (AKSAAM, pela sigla em inglês).

 

CETRA Cacheado Braga Arquivo Cetra

Foto: Cacheado Braga / Arquivo Cetra

 

A Rede Ater Nordeste de Agroecologia é formada por 12 organizações da sociedade civil que assessoram famílias e coletivos da agricultura familiar com base nos princípios da agroecologia para a construção da convivência com o Semiárido.

 

A AKSAAM é uma iniciativa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), executada pelo Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 

Incidência política

Na sua essência, a 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária se apresenta como um ambiente importante de diálogo entre governos e a sociedade civil para a construção e fortalecimento de políticas públicas de produção de alimentos e abastecimento da população.

 

Se elaboradas a partir dos aprendizados colhidos em experiências práticas, essas políticas tendem a reforçar estratégias interdependentes, como segurança alimentar e nutricional das populações do campo e da cidade; conservação da agrobiodiversidade; manutenção da fertilidade dos solos; baixo ou nulo emprego de agroquímicos, notadamente de agrotóxicos; promoção de agroecossistemas mais resilientes aos extremos climáticos e menos emissores de gases de efeito estufa; promoção da saúde humana e ambiental; dinamização das economias locais.


projetos home en

Políticas Públicas como D…

The project Políticas Públicas como Direito has as its main goal to promote... read more

Social Training and Mobil…

- Plate Cisterns Construction execution of social technology to access water in the following... read more

Juventude Comunica Direit…

The Project Juventude Comunica Direitos of Children, Teenagers and Women has as its... read more