Através de doações pela conta de água, cearenses podem ajudar a levar água para milhares de famílias do semiárido

 

O acesso à água limpa e segura é um direito humano essencial. No entanto, milhares de famílias no semiárido cearense ainda enfrentam diariamente a escassez de água em suas casas e, com isso, a insegurança alimentar e nutricional. Mesmo o semiárido sendo uma região com irregularidade de chuvas, é possível criar estratégias de convivência que garantam qualidade de vida às famílias que nele vivem. A principal delas é a construção de cisternas de placas para captação e armazenamento de águas da chuva.

 

A Campanha Tenho Sede visa mobilizar a sociedade civil para transformar a vida dessas famílias arrecadando recursos para a construção de cisternas. O lançamento da campanha no Ceará ocorre na próxima terça-feira (22 de março), Dia Mundial da Água, às 15h, na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). O lançamento também será transmitido pelas redes sociais da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

 

A campanha “Tenho sede” é uma iniciativa da ASA em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) articulado por governadores dos estados desta região. No Ceará, a campanha ocorre em parceria com o Governo do Estado e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Para doar para a campanha, a pessoa pode se cadastrar no site da Cagece autorizando o débito na conta de água de sua titularidade. Além disso, também é possível se cadastrar no site Tenho Sede e fazer a doação por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.

 

Há mais de 20 anos, a ASA Brasil atua no semiárido construindo cisternas capazes de captar e armazenar a água das chuvas. Para milhares de famílias, essas cisternas são sua única fonte de água. Além da água para beber e para o uso diário, as cisternas armazenam também a possibilidade de geração de renda através da agricultura e pecuária familiar, garantindo o sustento dessas famílias e viabilizando a economia regional.

 

Até hoje, mais de 1 milhão de cisternas já foram construídas por todo o Nordeste e norte de Minas Gerais. No entanto, é preciso muito mais. Com as doações, será possível levar ainda mais cisternas para o povo do semiárido, ajudando-os a transformar, a partir da água, as realidades de suas famílias e comunidades.

 

Serviço

Lançamento Campanha Tenho Sede
Dia 22 de março, às 15h (Dia Mundial da Água)
Local: Sede da Fetraece (Av. Visconde do Rio Branco, n. 2198, Bairro José Bonifácio, Fortaleza)
Transmissão ao vivo pelas redes sociais da ASA

 

Como doar?

Faça o cadastro no site ri.cagece.com.br e autorize o débito na conta de água; ou no site tenhosede.org.br com doação via cartão de crédito ou boleto bancário.


projetos home en

Políticas Públicas como D…

The project Políticas Públicas como Direito has as its main goal to promote... read more

Social Training and Mobil…

- Plate Cisterns Construction execution of social technology to access water in the following... read more

Juventude Comunica Direit…

The Project Juventude Comunica Direitos of Children, Teenagers and Women has as its... read more