WhatsApp Image 2018 12 13 at 08.40.28

O terceiro dia de intercâmbio entre países do continente africano e o Brasil teve uma programação bem intensa, com visitas em três municipios: Quixeramobim, Senador Pompeu e Ibaretama. O dia teve inicio com a participação da delegação na Feira da Agricultura Familiar, em Quixeramobim, onde houve um debate sobre agroecologia e apresentação da Rede de Feiras Agroecologicas e Solidarias do Ceará e da Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecologicos/as do Sertão Central.

 

Ainda no período da manhã o grupo visitou a experiência do casal de agricultores Francisco Linhares (Chico do Leite) e dona Antônia do Carmo, na Comunidade de Muxinató, em Senador Pompeu. Lá, a delegação conheceu a cisterna de enxurrada, que capta água para produção, quintal produtivo e o sistema de reuso de águas cinzas.

WhatsApp Image 2018 12 13 at 08.41.22

"Receber esse intercâmbio é algo que não tem preço. A gente fica feliz de compartilhar as nossas políticas de convivência e receber os irmãos africanos nos deixa muito contentes. Compartilhar conhecimentos e ver essas experiências indo pra outros países é muito gratificante ", afirma Francisco Linhares (Chico do Leite).

 

Pela tarde, o grupo se deslocou para a comunidade Várzea de Cima, no município de Ibaretama, para conhecer as atividades da Casa de Sementes Zeduardo. Lá, foi apresentada a maneira de guardar as sementes e tiradas dúvidas sobre como se tornar um/a associado/a. Atualmente a Casa de Sementes Zeduardo conta com trinta e cinco associados/as. No local são guardadas diversas espécies de feijão, milho e sorgo.

WhatsApp Image 2018 12 13 at 08.39.53

WhatsApp Image 2018 12 13 at 08.39.53 1

O intercâmbio se encerra nesta sexta-feira, 14, em Fortaleza. A delegação africana é composta de representantes de Burkina Faso, Níger, Chade e Senegal. A ação é uma parceria entre a Articulação Semiárido Brasileiro – ASA e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO.

WhatsApp Image 2018 12 13 at 08.42.03

VejaTambém