ENA PDA

Uma hora da tarde, sol a pino em Juazeiro da Bahia, e a rádio poste do III ENA anunciava o lançamento de duas publicações na tenda central do evento. Compartilhar conhecimento não é somente uma força de expressão na Agroecologia, é uma expressão que se ampara na tentativa da construção real do conhecimento coletivo. O lançamento que ocorreu nessa tarde quente de domingo faz dessa expressão uma realidade: duas publicações que se esforçaram em reunir sistematizações de experiências agroecológicas. A tarde, conduzida por Cristina Nascimento (ASA/CETRA), teve sua abertura brindada com a poesia popular de Agnaldo, da Bahia, e de Antonio Francisco, do Rio Grande do Norte.

No lançamento os presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do desenvolvimento da publicação "Políticas Públicas e Transição Agroecológica no Brasil: reflexões a partir de estudos de caso", da Rede Ater Ne, e "Caminhos Agroecológicos do Rio de Janeiro", da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro - ainda sem publicação.  Claudemar Mattos (AS-PTA) apresentou a publicação "Caminhos Agroecológicos do Rio de Janeiro" que reúne 21 experiências coletivas de construção agroecológica no Estado. Segundo Claudemar, é uma publicação que traz temas como reforma agrária, juventude e manejo sustentável. A versão digital dessa publicação está disponível no site da AARJ.

Já a publicação "Políticas Públicas e Transição Agroecológica no Brasil: reflexões a partir de estudos de Caso", da Rede Ater Ne, foi apresentada por Neila Santos (CETRA) e Paulo Petersen (AS-PTA). Na apresentação foi ressaltada a importância da construção do conhecimento coletivo e de aprimorar as políticas públicas voltadas à Agroecologia a partir da observação das experiências. "Uma troca de lentes, uma troca de óculos é o que a Agroecologia vem fazer. Na prática como nós trocamos de óculos? É isso que uma publicação como essa quer fazer. Cada organização fez o esforço de colocar no papel a sua metodologia de trabalho", explicou Paulo Petersen.

ENA PDA2

#ENAagroecologia

www.enagroecologia.org.br

Texto e fotos: Amanda Sampaio

 [Foto 1: Paulo Petersen e Neila Santos/ Foto 2: Vilmar Luiz Lermen (agricultor de Exu - Pe) e Giovanne Henrique Sátiro Xenofonte]

VejaTambém