Conheça nossos Projetos

Área de atuação: Vales do Curu e Aracatiaçu
Início: 2011

O CETRA sempre apoiou a auto-organização da juventude. Nesse projeto, jovens de 25 comunidades dos municípios de Itapipoca e Trairi participam do projeto, que busca fortalecer a organização da juventude no território, fortalecer a identidade desta com o meio rural e promover ações que garantam o ingresso de geração de renda. O CETRA, com este projeto, foi uma das vinte instituições contempladas em 2010 com o Fundo Itaú de Excelência Social – FIES, na linha de Educação Ambiental, Educação para o Trabalho e Educação Infantil.

A chave de tudo é estimular o protagonismo juvenil, proporcionando um novo olhar para o meio rural, geralmente preterido em relação à cidade pelos jovens, sendo considerado um espaço no qual não pode se encontrar o crescimento e a felicidade. Para isso, estão sendo realizadas diversas atividades, como reuniões, oficinas – tanto relacionadas ao manejo de produtos agroecológicos, oferecendo uma fonte de renda, como de fotografia, num processo de sensibilização e identificação com o meio rural.

Tentando fortalecer também a participação política, podemos apontar o I Encontro Territorial de Juventude Rural, em setembro de 2011, e as reuniões bimestrais com as lideranças juvenis. Ainda como estrategia vale citar o estimulo a criação do comitê setorial de juventude do território para estabelecer parcerias com todos os setores que desenvolvem ações para esse público especifico, proporcionando assim a articulação territorial dos jovens do campo e da cidade com base num diálogo mais afinado entre poder público e sociedade civil.