Texto: Francisco Barbosa

Fotos: Francisco Barbosa

 

Nos dias 13, 14 e 15 de junho, o Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador – CETRA, realizou capacitação em Gerenciamento da Água para Produção de Alimentos (Gapa) com famílias das comunidades de Quandú e Ingá, do município de Itapipoca que receberão a cisterna de produção, também conhecida como Cisterna de Segunda Água, do Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2).

 

O curso faz parte das ações realizadas dentro do P1+2 e tem como objetivo trocar saberes com as famílias sobre o manejo das cisternas, tanto de primeira como de segunda água; agricultura familiar; produção agroecológica; uso dos defensivos naturais, e muito mais.

 

José Adilson de Araújo, 48, agricultor da comunidade de Quandú, foi um dos participantes do curso. Sua expectativa em relação à capacitação e à chegada da nova cisterna estava lá em cima. “Pra gente é importante participar desse curso porque armazenamento de água e produção são duas coisas necessárias pra gente, pra melhorar a qualidade de vida, nossa produção e a renda da família também”, diz.

 

O CETRA é uma das cinco entidades que realiza o P1+2, no Ceará, no período 2018/2019, levando tecnologia de segunda água para a produção familiar. Ao todo, o CETRA irá construir 200 cisternas que serão dividas nos municípios de Itapipoca e Pentecoste.

 

O Programa Uma Terra Duas Águas faz parte das ações da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA com financiamento do BNDES.


projetos home pt

Políticas Públicas como D…

O projeto Políticas Públicas como Direito tem como principal objetivo promover processos de formação... Leia mais

Formação e Mobilização So…

- Cisternas de Placa   Construção de tecnologias sociais de acesso à água nos municípios... Leia mais

Juventude Comunica Direit…

O projeto Juventude Comunica os Direitos da Criança, do Adolescente e da Mulher tem... Leia mais