Texto: Francisco Barbosa

Fotos: Gleyciane Teles

 

De 26 a 28 de fevereiro, agricultoras e agricultores de diversos municípios localizados no Território de Sobral, participaram do Encontro de Formação de Multiplicadoras e Multiplicadores em Agroecologia, realizado em Itapipoca pelo CETRA, por meio do projeto Políticas Públicas Como Direito, em parceria com o projeto Paulo Freire, com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

 

Nesse Encontro, as agricultoras e agricultores participaram do I Módulo de Formação de Multiplicadoras e Multiplicadores em Agroecologia que teve como tema: Transição Agroecológica e Experiências, com o objetivo de compartilhar experiências e aproximar ainda mais a trabalhadora e o trabalhador do campo das questões relacionadas às atividades agroecológicas e, além disso, formar multiplicadoras/es dessas ações. Ainda é possível encontrar agricultoras e agricultores que utilizam agrotóxicos em suas plantações, que realizam queimadas ou que, de alguma forma, ainda usam recursos que fazem mal ao meio ambiente e à própria saúde. Mas essa realidade está mudando, e a agroecologia vem justamente para proporcionar essa mudança.

A agroecologia une a sabedoria popular com o conhecimento técnico para desenvolver ações que não maltratem o solo e nem cause danos à saúde, tanto de quem planta como de quem consome. Uma das formas de obter esses conhecimentos é com a troca de experiência e experimentando novas técnicas na hora de plantar. E, para além do modo de plantar e colher, a agroecologia é fruto de uma série de princípios que envolvem, além do respeito à natureza, o respeito às pessoas e a luta por um mundo justo e digno.


Durante esses três dias, as agricultoras e agricultores participaram de intercâmbios de experiência, oficinas, debates e da Feira Agroecológica e Solidária de Itapipoca. O próximo encontro já tem data marcada, será realizado nos dias 4 e 5 de abril em Sobral.

 


projetos home pt

Políticas Públicas como D…

O projeto Políticas Públicas como Direito tem como principal objetivo promover processos de formação... Leia mais

Formação e Mobilização So…

- Cisternas de Placa   Construção de tecnologias sociais de acesso à água nos municípios... Leia mais

Juventude Comunica Direit…

O projeto Juventude Comunica os Direitos da Criança, do Adolescente e da Mulher tem... Leia mais