HEAD SITE2 02

O programa de rádio Esperançar é uma prosa sobre temas que interessam às famílias agricultoras que integram o projeto Paulo Freire, no território de Sobral, assim como famílias agricultoras que participam há mais de 35 anos de nossas ações.

 

Pautados nas ações do projeto, fomos em busca de conversar com técnicos, com agricultoras, agricultores e com as juventudes para criar esse material que tá percorrendo o WhatsApp de todo mundo que faz o projeto aqui no CETRA. E foi pensando em levar os episódios para além dos beneficiários que resolvemos transformar os programas em podcasts e colocar nos melhores distribuidores pra você escolher onde quer ouvir.

 

Chega mais porque agora, toda semana, você vai poder ouvir outro programa dessa série especial e criada com todo o carinho! E pra falar pra gente o que você achou e sugerir temas, manda mensagem nas nossas redes sociais, ou manda um e-mail pra This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

 

 

Confira e ouça os episódios:

Episódio #01: Biodigestor

Você sabia que famílias do Semiárido cearense estão produzindo seu próprio gás de cozinha e que não gastam mais um tostão comprando botijões? Com a ajuda da tecnologia social do biogigestor, famílias agricultoras vêm transformando esterco em biogás e biofertilizante de alta qualidade. Quer entender melhor como funciona essa tecnologia? Conversamos com Mário Farias, coordenador do CETRA no território de Sobral, Daniela Araújo, agricultora de Senador Sá, e com Janiel Lopes, técnico de campo do CETRA. Além disso, as juventudes tomaram conta do quadro Diz Aí, Juventudes! com um cordel todo especial escrito por Gerlene Silva e Francinilson Araújo. E se você quer saber mais sobre o biodigestor, ou ver a fotografia de um, temos uma matéria aqui em nosso site (https://bit.ly/cetra-biodigestor), se liga!

 

 

 

Episódio #02: Cadernetas Agroecológicas

Você já ouviu falar nas Cadernetas Agroecológicas? Esse é um importante instrumento de fortalecimento das mulheres agricultoras. A partir dele, é possível visibilizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas mulheres rurais e a contribuição de cada uma delas para a agricultura familiar agroecológica. Para essa prosa, conversamos com Suyane Fernandes, da coordenação do CETRA; com as agricultoras Antônia Alves Carneiro, do Sítio São Francisco no distrito de Jordão, em Sobral, e Maria de Jesus dos Santos Alves, também do Sítio São Francisco e com a técnica Priscila Alves. Além disso, no quadro Diz Aí, Juventudes!, Letícia Costa e Itanael Silva falam sobre as questões étnico-raciais em um cordel danado de bom!

 

 

 

Episódio #03: Reuso de Águas Cinzas

Você já ouviu falar nos sistemas de Reuso de Águas Cinzas? Ele possibilita a reutilização de toda a água utilizada pela família no banho e nas lavagens de louça e de roupa a partir de tratamento e do reaproveitamento para irrigar o plantio. Para essa prosa, conversamos com Mário Farias, da coordenação do CETRA, com o técnico Leopoldino Veras e as agricultoras Salvelina Mesquita, que também é construtora de reuso, e Jandira da Silva Nascimento, da comunidade Sítio Barro Alto, em Sobral. Além disso, no quadro Diz Aí, Juventudes!, Joseli Cordeiro, da comunidade quilombola de Batoque, localizada no município de Pacujá traz um recado super importante sobre questões étnico-raciais.

 

 

 

Episódio #04: Quintais Agroecológicos e Aves Caipiras

Se trabalhamos a partir dos princípios da agroecologia, todo o nosso quintal, e até mesmo a nossa vida, tem que estar no caminho em que acreditamos, não é mesmo? Por isso, pensamos em uma prosa danada de boa sobre quintais agroecológicos e aves caipiras! Para conversar com a gente, chamamos Luis Eduardo Sobral, da coordenação do CETRA, o técnico Romário Alves e a agricultora Francisca Gomes, da comunidade Serrota, em Pires Ferreira. Além disso, no quadro Diz Aí, Juventudes!, Itanael Silva, da comunidade Corredor, localizada no município de Graça, fala sobre fascismo.

 

 

Episódio #05: Agroecologia

Você sabia que agroecologia não tem relação apenas com o modo de produção, mas também com princípios e atitudes que constroem um mundo mais justo para todos e todas? Para entender mais sobre esse tema, nesse programa vamos ter uma prosa sobre agroecologia! Por isso, chamamos a Cássia Pascoal, coordenadora do CETRA em Sobral, a agricultora e feirante agroecológica Flaviana de Lima, da comunidade de Santa Luzia, Sobral; o jovem agricultor experimentador Itanael Silva, da comunidade Corredor, no município Graça, e com a técnica Priscila Alves. Além disso, no quadro Diz Aí, Juventudes!, Gerlene Silva, da comunidade Córrego de Baixo, no município de Senador Sá, vem trazer uma prosa sobre educação contextualizada.

 

 

Episódio #06: Feiras Agroecológicas

Só de lembrar das Feiras Agroecológicas e Solidárias já sobe um cheirinho de café e de tapioca pela casa. Lembramos das frutas, verduras e legumes e de toda prosa agroecológica entre consumidores e agricultores e agricultoras. Na nossa prosa hoje, vamos conversar com a Neila Santos, coordenadora do CETRA, com a agricultora feirante Cleidiane Mesquita, do Sítio Casa Forte, na serra do Rosário, em Sobral e com a Luciana Magalhães, técnica do CETRA e do projeto Paulo Freire. E charo que as juventudes não iam ficar de fora! A Regilane Alves, da comunidade Sítio Coqueiro, do Assentamento Maceió, em Itapipoca, integrante do GT de Juventudes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), vem dar um recado mais do que especial.

 

 

Episódio #07: A pandemia não acabou e a assessoria presencial voltou. E agora?

Tem muita gente achando que a pandemia do coronavírus acabou. Só porque muita coisa já voltou a funcionar, não quer dizer que o novo coronavírus foi embora. Ao contrário! Agora, com essa abertura, e com muita gente circulando, é que a gente tem que redobrar os cuidados. E nesse cenário, a assessoria presencial voltou. E agora? Pra conversar sobre esse tema, chamamos o médico Josiano Macêdo, da Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares, com a agricultora Ana Paula Duarte, da comunidade Morro Branco, em Aracatiaçu, e com Dalvanir Duarte, da coordenação do CETRA e do projeto Paulo Freire no território de Sobral. E claro que as juventudes não iam ficar de fora! A Letícia Costa, da comunidade Tapera, em Moraújo, e o Itanael Silva, da comunidade Corredor, em Graça, criaram um Rádio Teatro danado de bom.

 

 

 

Você pode ouvir em outra plataforma:

Anchor | Spotify | Apple PodcastsGoogle Podcasts | Pocket Casts | RadioPublic | Breaker | Overcast

 

 


 

O projeto Paulo Freire é uma ação do Governo do Estado do Ceará, executado no território de Sobral em parceria com o CETRA e com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).


projetos home en

Políticas Públicas como D…

The project Políticas Públicas como Direito has as its main goal to promote... read more

Social Training and Mobil…

- Plate Cisterns Construction execution of social technology to access water in the following... read more

Juventude Comunica Direit…

The Project Juventude Comunica Direitos of Children, Teenagers and Women has as its... read more