Depois de sete meses transitando entre os campi da Universidade Estadual do Ceará, volta a Fortaleza, a partir dessa sexta-feira (07), a exposição fotográfica Iandé Á’Tã Joaju — Juntos Somos Fortes. A abertura oficial acontece no campus de Fátima, a partir das 09h, e a visitação é gratuita.

 

A exposição, que fica aberta a visitação até o dia 07 de abril, retrata, a partir de fotografias feitas no povo Tremembé da Barra do Mundaú (Itapipoca/CE), os modos de vida, saberes, a ligação com a Mãe Terra e o respeito à vida que marcam a história e a vida dos povos originários do Ceará. “Para nós Tremembé da Barra do Mundaú, esta exposição de fotografias tem um significado importante para a luta que fazemos em defesa de nosso território, pois a mesma retrata elementos que mantém viva a nossa esperança de um dia ter nossa terra demarcada”, conta a jovem liderança indígena Mateus Tremembé. E continua: “estamos super felizes por ver a nossa cultura e tradição sendo apreciada e exposta dentro da Universidade Estadual do Ceará”. 

 

As fotografias da exposição Iandé Á’Tã Joaju — Juntos Somos Fortes são de Marcos Vieira. Sobre elas, o jornalista e escritor Flávio Paiva escreve, na apresentação da exposição, que elas são “essencialmente uma reafirmação do lugar do olhar imerso em matizes culturalistas, aproximando o que está dentro com o que está fora da imagem”. Ainda segundo Flávio, “cada imagem captada por ele não é apenas um gesto de corte do real, mas uma religação de histórias, de memórias e de imaginários”.

 

Exposição itinerante

 

O percurso da exposição pelos campi da UECE começou no Campus Itaperi, em Fortaleza, seguindo para os demais campi distribuídos pelo Ceará, com o objetivo não apenas da apreciação das fotografias, mas, sobretudo, de refletir sobre as populações indígenas, reafirmando a universidade pública enquanto o espaço de discussão e de democratização dos saberes. De Fortaleza, a exposição seguiu para Itapipoca, na FACEDI, Tauá, na CECITEC, Crateús, na FAEC, Iguatu, na FECLI, Limoeiro do Norte, na FAFIDAM e Quixadá, na FECLESC. Para finalizar o ciclo itinerante em parceria com a UECE, a exposição retorna à Fortaleza, dessa vez no Centro de Humanidades, de 07 de fevereiro a 07 de abril.

 

A exposição é realizada pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador – CETRA, através do projeto Ação Tremembé, em parceria com o Povo Tremembé da Barra do Mundaú e apoiada pela União Europeia, Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário — SDA e Universidade Estadual do Ceará.

 

Ação Tremembé

 

O Projeto Ação Tremembé realizou, durante três anos (2016-2019), juntamente com o Povo Tremembé da Barra do Mundaú ações com o intuito de potencializar a defesa dos direitos humanos dos povos indígenas cearenses e, em especial, do Povo Tremembé da Barra do Mundaú. Foram três anos de muito aprendizado, troca de conhecimento, fortalecimento das articulações e ampliação da visibilidade da luta pela terra — realizada a partir da campanha Iandé Á’tã Joaju — Juntos Somos Fortes! Pela demarcação imediata da terra indígena Tremembé da Barra do Mundaú, que também dá nome à exposição.

 

“O Projeto Ação Tremembé, trouxe a mensagem de que eu poderia ir muito além das cercas da comunidade, que o Ceará ou Brasil não são o meu limite, que meus sonhos podem sim ser realizados, e que eu sou o responsável por luta por eles. Mostrou-me também que eu poderia produzir minha própria comunicação, e é isso que faço. Suas formações despertaram em mim o interesse em fazer fotografia, vídeos, danças e acima de tudo, possibilitou o meu desenvolvimento como Luan de Castro, o jovem indígena que produz comunicação indígena”, conta Luan de Castro, jovem Tremembé.

 

SERVIÇO

Exposição Fotográfica Iandé Á’Tã Joaju — Juntos Somos Fortes

Abertura: sexta-feira, dia 07 de fevereiro às 09h no Centro de Humanidades, no Campus Fátima da UECE, em Fortaleza.

Visitação de 07 de fevereiro a 07 de abril, no Centro de Humanidades, no Campus Fátima da UECE, em Fortaleza. Funcionamento das 8h às 17h, de segunda a sexta.

Entrada gratuita.

 


projetos home en

Políticas Públicas como D…

The project Políticas Públicas como Direito has as its main goal to promote... read more

Social Training and Mobil…

- Plate Cisterns Construction execution of social technology to access water in the following... read more

Juventude Comunica Direit…

The Project Juventude Comunica Direitos of Children, Teenagers and Women has as its... read more